A compreensão dos conceitos e produtos financeiros para empreendedores é fundamental para possibilitar uma melhor condução de suas finanças e principalmente cuidar de sua saúde financeira. Assim é mais fácil fazer as melhores escolhas financeiras, analisando os riscos e as oportunidades.

DSOP Educação Financeira Empreendedores precisam de educação financeira?

Investir em Educação Financeira ajuda a ter o controle do próprio dinheiro, identificar as melhores opções para as suas necessidades e a ter um futuro mais tranquilo e seguro para sua empresa e sua família.

– Participe do Curso de Educação Financeira para Empreendedores e tenha sucesso no mundo dos negócios!

Um dos maiores motivos que levam pequenas e médias empresas à falência é a má administração das finanças e do fluxo de caixa. O empresário que não consegue controlar isto com eficiência, dificilmente terá êxito na gestão de sua empresa.

Conheça os erros mais comuns do empreendedores:

1. Descontrole nos gastos

É muito comum que os empreendedores, ocupados com a condução das vendas de suas empresas, tenham gastos desnecessários. Seja por desatenção ou por falta de conhecimento, isso acaba prejudicando o caixa. O ideal é que a cada aquisição, as empresas diminuam as despesas ou aumentem as receitas de seus negócios.

2. Má gestão do fluxo de caixa

Todas as contas devem ser registradas, seja em uma simples planilha ou em um software de gestão. Isso inclui as contas à pagar e à receber. O mesmo vale para o patrimônio e os investimentos da empresa. Este fluxo de caixa deve ser analisado mensalmente, de preferência em comparação com as metas do período, na intenção de assegurar a boa saúde financeira da empresa.

3. Confusão entre contas pessoais e da empresa

A vida de empreendedor não é fácil, mas para que a empresa tenha saúde financeira é essencial que os sócios definam um valor mensal para retirar, para que possam viver bem. Assim, é importante que os sócios saibam exatamente o quanto precisam para manter seus padrões de vida, tendo as suas finanças pessoas sob controle.

Além disso, é necessário ter disciplina para não prejudicar o caixa da empresa, especialmente nos momentos em que o faturamento subir. Qualquer reajuste deve ser planejado e deve levar em conta os objetivos da empresa.

Nos primeiros anos do negócio é extremamente importante reinvestir para a empresa crescer ainda mais, por isso é necessário ter cautela com as altas retiradas.

4. Endividamento e juros elevados

Antes de comprometer o fluxo de caixa da empresa com dívidas contraídas a juros altos – ou mesmo com descontos de recebíveis que limitam o seu crescimento – é importante que o empreendedor pesquise alternativas mais baratas e sustentáveis.

Há empréstimos entre pessoas (também chamado de empréstimos peer to peer), crédito PJ online e outros com menos custos e juros mais atrativos que os comumente praticados no mercado. Além disso, é importante que as parcelas de empréstimos e financiamentos nunca ultrapassem 25% (ou um quarto) de seu faturamento.

Enfim, a educação financeira do empreendedor é fundamental para garantir uma boa gestão de seu fluxo de caixa. Assim ele pode focar na expansão e na condução do negócio, que deve ser, antes de tudo, financeiramente saudável.

DSOP Educação Financeira Empreendedores precisam de educação financeira?  DSOP Educação Financeira Empreendedores precisam de educação financeira?
André Santos
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Formado em Administração com sólida experiência em Instituição Financeira de Alta Renda e de Varejo com ênfase em Investimentos Financeiros, Previdência, Seguros e Capitalização e na Gestão de equipes há mais de 18 anos em diversas regiões do País;
Educador Financeiro e Palestrante DSOP;
Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV;
Consultor Financeiro Pessoal e Familiar;
Certificado pela CPA10, CPA20 e CEA (Certificado Especialista ANBIMA) – ANBIMA;
Certificado pela SUSEP - Vida, Previdência e Capitalização;
Certificação em Estratégias e Investimento no Mercado de Renda Fixa e no Tesouro Direto - BM&FBOVESPA.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS