Viver com qualidade de vida é uma condição desejada por milhares de brasileiros. Aposentadoria, carro do ano, casa própria, roupas da moda, eletrônicos, viagens, lazer e diversão são itens que fazem parte dos sonhos da maioria dos trabalhadores. Mas isso requer mudanças de atitude. Precisamos, sem sombra de dúvidas, priorizar tais conquistas para que elas se tornem, acima de tudo, nossa motivação diária.

DSOP Educação Financeira Educação financeira é sinônimo de mudanças de atitude

Levantar em uma segunda-feira, enfrentar trânsito e horas para chegar ao local de trabalho é um desafio que não tem sentido ser enfrentado se não tivermos sonhos muito bem definidos em nosso projeto de vida, não é mesmo?

Porém, entre querer e fazer há uma grande distância. Isso requer cuidados e alinhamento em nosso comportamento diário. Para que as coisas aconteçam, mexer nos hábitos e costumes enraizados – algo desafiador e que incomoda – é preciso.

O processo de educação financeira segue a mesma linha: é preciso ter atitude, persistência e, mais, é preciso querer. Afinal, não podemos aceitar os mesmos resultados.

Imagina quantos trabalhadores já estão suando frio por saberem que o próximo salário não será suficiente para fazer frente aos gastos? Se você está nessa situação, até quando você vai se permitir continuar assim? Lembre-se, o dinheiro não aceita desaforo.

Portanto tome atitudes diferentes, acredite e foque em seus sonhos de curto, médio e longo prazos. Se imagine realizando e celebrando aquela conquista que fará toda a diferença para você. É dessa forma que a educação financeira começa a fazer sentido e começa a acontecer.

Comece com uma conta simples: anote o que você ganha e subtraia os gastos mensais. Se a diferença der um resultado negativo, acenda a luz amarela. Se nessa conta não foi considerado o valor para os seus sonhos, acenda a luz vermelha. Uma vida sem objetivos é pior do que uma vida endividada, pense nisso.

Por fim, o que todos nós buscamos, sem sombra de dúvidas, é a felicidade e ela está ligada diretamente àquilo que realizamos e conquistamos ao longo de nossas vidas. Portanto, não deixe o tempo passar sem que sua vida possa ter valido a pena.

DSOP Educação Financeira Educação financeira é sinônimo de mudanças de atitude  DSOP Educação Financeira Educação financeira é sinônimo de mudanças de atitude
Diego Jorge
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Diego Jorge é químico, coach, pós-graduado em educação financeira, educador e terapeuta financeiro. Colunista do Jornal Arealva, palestrante e treinador. Exonerou do serviço público municipal para ser educador exclusivo da Unidade DSOP de Sorocaba. Nas horas vagas gosta de ler sobre investimentos e tocar seu instrumento favorito, o cavaquinho.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS