Muitos de nós crescemos sendo orientados que precisamos estudar para ter sucesso profissional, conquistar uma família e realizar os nossos sonhos no decorrer da vida.

DSOP Educação Financeira Guardar dinheiro é prosperar

Não à toa, é muito comum ouvirmos notícias sobre jovens que ganharam milhões com aplicativos e novos negócios. Deixa-se assim nos expectadores o desejo de ter a mesma oportunidade, para ganhar muito dinheiro.

Isso porque ganhar dinheiro significa mudar de vida: trocar de carro, viajar, aumentar o patrimônio e, principalmente, ter independência financeira. Mas será que ganhar dinheiro implica necessariamente em prosperidade?

A resposta é: depende. No Brasil, há cerca de 60 milhões de pessoas inadimplentes, com seus nomes inclusos em órgãos de proteção ao crédito – indício da falta de educação financeira. Por outro lado, há muitas famílias que administram com maestria o dinheiro que passa por suas mãos, tendo controle da sua situação.

Com renda familiar de 3 mil reais, muitas não possuem um carro do ano, mas já quitaram o que têm na garagem; não tem imóvel em região nobre, mas não pagam aluguel; ou seja, com simplicidade e responsabilidade vivem bem, dentro de suas condições financeiras. Tudo isso sem dever um centavo para alguém ou instituição financeira – muito pelo contrário, procuram sempre comprar à vista, mesmo que isso leve tempo.

Sou educador financeiro e recentemente atendi um cliente jovem, que mora em uma casa simples em uma comunidade em São Paulo. Ele, todo orgulhoso, me mostrou que pagou os móveis planejados à vista e que estava comprando um carro no valor de 40 mil reais.

Perguntei: “você vai financiar?” E ele respondeu: “não, vou comprar à vista. Decidi guardar dinheiro por cinco anos para viver este momento!”

Fiquei admirado e perguntei se ele fez algum curso para ter essa disciplina com o dinheiro e, para a minha surpresa, ele disse que tem como referência seu pai, que desde cedo o ensinou que pagar juros é sinônimo de perca de dinheiro.

Assim concluo que prosperar vai muito além do ganho financeiro. Acontece quando aprendemos que poupar, guardar dinheiro, é mais importante do que ganhar e que realizar sonhos é mais importante do que viver momentos supérfluos.

Com educação financeira teremos um país evoluído, com cidadãos conscientes de que a administração do seu dinheiro é um fator determinante para sua prosperidade e realização de seus sonhos.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS