O que faz uma seleção ser campeã do mundo? Nós, brasileiros, estamos até mal acostumados: já vimos nossa seleção ganhar a Copa do Mundo cinco vezes! Todo brasileiro com mais de 15 anos já viu o Brasil ser campeão. Tanto os mais idosos, que viram Pelé e Garrincha jogando, quanto os mais novos, que acompanharam Ronaldo e Rivaldo brilhando nos gramados.

DSOP Educação Financeira Seleção Brasileira, Copa do Mundo e dinheiro no seu bolso

E o que faz uma pessoa ser campeã nos investimentos?

Será que existe alguma lógica que podemos aprender com a seleção brasileira? Sim, com certeza. Vamos usar como exemplo as três seleções campeãs da Copa do Mundo: a de Pelé em 1970, a de Romário em 1994 e a de Ronaldo em 2002. Seus perfis – conservador, moderado e arrojado – podem e devem inspirar os investidores.

Perfil conservador – seleção de 1994

Este é o investidor que não gosta de arriscar, prefere ter segurança nos investimentos e não convive bem com grandes oscilações. É a seleção brasileira de 1994, que privilegiava o sistema defensivo e dependia quase que exclusivamente de sua grande estrela no ataque, o craque Romário.

Perfil moderado – seleção de 2002

Este já tem bom conhecimento sobre as possibilidades de investimentos, porém não gosta muito de arriscar também. É o intermediário entre os conservadores e os arrojados. Digamos que pode ser retratado pela Seleção Brasileira de 2002, quando o Felipão conseguiu montar um esquema bem equilibrado, com uma marcação muito eficiente e três craques que resolviam o jogo lá na frente: Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Perfil arrojado – seleção de 1970

O investidor arrojado é aquele que possui grande conhecimento do mercado financeiro e aceita correr riscos em troca de uma possibilidade de grande lucro no futuro. Se estivesse no gramado, esse investidor seria a Seleção de 1970, que jogava um futebol brilhante e contava com praticamente cinco atacantes, todos camisas 10 de suas equipes (Pelé – Santos, Tostão – Cruzeiro, Jairzinho – Botafogo, Rivellino – Corinthians e Gérson – São Paulo).

Todos são vencedores!

Assim como todas essas seleções foram campeãs, qualquer investidor pode conseguir atingir seus objetivos e realizar seus sonhos de vida. Basta identificar seu perfil (estilo de jogo), convocar os craques (suas aplicações financeiras) e mandar o time para o campo!

No capítulo 5 do meu livro Lucro FC, há um infográfico que mostra definitivamente como descobrir qual é seu perfil de investidor. Com apenas três respostas é possível identificar, assim ficará fácil para definir seu esquema tático.

Veja mais no site www.lucrofc.com.br e no canal http://bit.ly/2yoQRXo

DSOP Educação Financeira Seleção Brasileira, Copa do Mundo e dinheiro no seu bolso  DSOP Educação Financeira Seleção Brasileira, Copa do Mundo e dinheiro no seu bolso
Ricardo Natali
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

– Educador Financeiro e Palestrante DSOP;
– Pós-graduado em Neurociência com Educação Financeira para Docentes pela DSOP/Unoeste. – Formação em curso presencial: Aprenda A Investir O Seu Dinheiro (XP Investimentos);
– Professor de educação financeira na ONG Bem Gasto.
– Formação em curso presencial: Aprenda A Investir Na Bolsa De Valores (XP Investimentos);
– Formação em curso online: O Investidor de Sucesso (Marcello Vieira);
– Formação em curso online: 50 Sacadas para Economizar Dinheiro (Infomoney);
– Criador do projeto de educação financeira Lucro FC (www.youtube.com/c/lucrofc)

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS