Há alguns meses, o Papa Francisco palestrou, por vídeo, para o TED Talk, evento internacional com temas pertinentes e palestrantes renomados, com objetivo de promover ideias que merecem ser disseminadas.

DSOP Educação Financeira Um conselho do Papa para o seu negócio

O Papa Francisco falou, direto do Vaticano, sobre paz, cooperação, empatia e resumiu em poucas palavras uma grande verdade que muitos empreendedores demoram para aprender e que pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Ele disse: “Há um ditado na Argentina: ‘a sensação de poder é como beber gin com o estômago vazio’. Você se sente tonto, fica bêbado, perde o equilíbrio e pode acabar machucando a si mesmo e aqueles ao seu redor”.

Este ditado é muito interessante, pois reflete a realidade de vários empreendedores que não compreendem que a humildade significa muito mais do que ser uma pessoa boa.

Pesquisas relatam que pessoas que não têm humildade são menos propensas a se tornarem boas empreendedoras, pois é certo que ninguém pode aprender aquilo que acha que já sabe. Um empreendedor sábio tem humildade para aprender com outros.

Rachel Maia é CEO da Pandora no Brasil e definiu muito bem: o conhecimento empodera, mas precisa estar combinado com humildade e habilidade para lidar com situações difíceis. Em entrevista à revista Meio&Mensagem de outubro deste ano, ela lembrou que alguns amigos foram afastados porque se endeusaram. “Quando você achar que é melhor que o próximo, precisa voltar para o final da fila e começar a aprender tudo de novo”, disse.

As pessoas empreendedoras são criativas e proativas, com força e resiliência que fazem com que sempre estejam criando coisas extraordinárias, mas infelizmente convivem com o ego que pode causar o efeito inverso e criar a ilusão de que apenas elas mesmas são capazes de fazer o melhor, e que portanto não há muito o que aprender com outros.

O Papa advertiu que é tempo de encontro entre raças, culturas e gerações por um futuro melhor, lembrando que não dá para continuar com a famosa pergunta: “porque ele e não eu?”, afinal as pessoas precisam se conectar.

É importante entender que o poder dos empreendedores vai e volta, hoje existe e amanhã não. Não adianta empreender e ter foco apenas nos lucros, em ganhar dinheiro, exercer o poder e tomar decisões que melhor lhe cabem. Isso pode levar ao fracasso e ao fim do negócio. Cuidado!

DSOP Educação Financeira Um conselho do Papa para o seu negócio  DSOP Educação Financeira Um conselho do Papa para o seu negócio
Elis Negrão
Educadora Financeira da

Elis Negrão, jornalista paulistana, graduada em comunicação institucional, teologia, coach pela Act Coaching Internacional, pós-graduada em Educação em Direitos Humanos (UNIFESP /UAB), Educação Financeira (UNIS MG) e com MBA em Empreendedorismo e Gestão de Negócios (UNIS MG). Autora do Site www.boadybolso.com.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS