O objetivo deste artigo não é ensinar a poupar e investir, até porque nestas poucas palavras seria impossível conseguir. O objetivo é esclarecer a diferença entre as ações e, principalmente, como elas podem fazer mais sentido e te ajudar a conquistar seus sonhos. Entenda:

DSOP Educação Financeira Poupar e investir: qual é a diferença?

Poupar

Significa guardar algo ou economizar para o uso futuro. E por uso futuro, considere daqui a um dia, um mês, um ano ou muitos anos. Imagine um cantor que fará um grande show no dia seguinte. Ele certamente estará poupando sua voz para garantir que ela esteja perfeita durante todo o conserto.

Da mesma maneira, uma pessoa que pensa em construir um futuro confortável para si e para sua família precisa poupar – muitas vezes por diversos anos – para conquistar a renda desejada.

– Participe do Curso Como Gastar Menos do que Você Ganha e tenha um novo comportamento com relação ao dinheiro!

Investir

O investimento está relacionado ao ato de empregar seus recursos (como dinheiro, tempo e esforço) em algo que gere um resultado desejado. Por exemplo, um nadador investe muitas horas treinando para poder superar suas marcas e a dos demais competidores.

Da mesma forma, uma pessoa ou empresa investe seu dinheiro em imóveis, por exemplo, e passa a ter um ativo que lhe gere renda mensalmente.

Qual a diferença?

Quando falamos especificamente de dinheiro, poupar passa a ser o ato de guardar/reter parte de sua renda. Já investir é adotar um método racional que irá remunerar o valor poupado.

Em outras palavras, poupar é guardar e investir é conseguir um retorno financeiro sobre o dinheiro poupado, ao longo do tempo.

Poupar e investir têm se tornado grandes desafios para muitos brasileiros. Especialmente frente as necessidades de consumo, como os gastos familiares cotidianos. Mas eles podem se tornar hábitos com um pouco de dedicação e educação financeira. Que tal começar?

DSOP Educação Financeira Poupar e investir: qual é a diferença?  DSOP Educação Financeira Poupar e investir: qual é a diferença?
Luís Botelho
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Formado em Engenharia Civil pela FAAP e Mestrado em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela USP é um apaixonado por relacionamentos interpessoais e por isso após muitos anos na área técnica, direcionou sua carreira para um cargo de gestão na área de educação, sendo Gerente de Treinamento Técnico da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) por quase 3 anos, onde se capacitou para ensinar adultos. Foi responsável por projetos de educação corporativa, criação de modelos de gestão de competências, ensino a distância para funcionários e terceiros e desenvolvimento de equipes.
Após 17 anos de carreira formal decidiu mudar, se dedicando a transformar a vida das pessoas através da educação e do autodesenvolvimento passando a atuar como Educador Financeiro formado pela DSOP e associado a ABEFIN e também como Coaching Pessoal, de Carreira e Financeiro e Planejador Financeiro Pessoal, dedicado ao conhecimento compartilhado, educação financeira e desenvolvimento pessoal e de carreira de seus clientes.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS