O Carnaval coincide com um período de gastos extras, que embora saibamos que aconteçam todos os anos, raramente nos preparamos e poupamos dinheiro com antecedência para enfrentá-los sem se endividar.

DSOP Educação Financeira Saiba curtir o Carnaval gastando pouco ou quase nada

O mesmo acontece com o pagamento de IPTU, IPVA, matrícula, mensalidade, material e uniforme escolar, entre outros. Agora no começo do ano, junta-se a estas despesas a fatura do cartão de crédito com os gastos de dezembro: compras para as festas de final de ano e férias.

Para curtir o Carnaval gastando pouco ou quase nada é preciso fazer uma análise da situação financeira e considerar fazer programas mais “leves” este ano e programar algo maior para o ano que vem. Veja algumas orientações e opções interessantes:

1 – Evite decidir as viagens na última hora, já que tende a custar bem mais caro e gerar desorganização no orçamento. Planeje para o próximo ano, pois reservando e comprando com bastante antecedência vai conseguir ótimos preços, sem causar um desequilíbrio financeiro.

2 – Se quer se divertir e festejar, conheça a programação dos blocos de rua. Nos últimos anos eles ganharam mais popularidade e se multiplicaram por conta do cancelamento dos desfiles de escolas de samba em várias cidades, cujas prefeituras deixaram de destinar recursos públicos.

3 – Informe-se sobre a agenda de shows e atividades grátis ou a preços populares na sua cidade ou região. Uma opção interessante é a rede SESC, que oferece vasta programação. Dá para passar os dias e aproveitar as atrações grátis. A alimentação na comedoria é muito boa e barata.

4 – Considere fazer passeios em parques públicos e, nestas ocasiões, procure fazer algo que é comum em vários países do mundo, mas não é tradição nossa: levar seus alimentos e bebidas. Prepare os itens em casa e leve em uma caixa ou bolsa térmica. Compre no atacado e economize muito, já que nas ruas tudo é mais caro.

DSOP Educação Financeira Saiba curtir o Carnaval gastando pouco ou quase nada  DSOP Educação Financeira Saiba curtir o Carnaval gastando pouco ou quase nada
Eduardo Sanches
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira


Graduado em Administração pelas Faculdades Campos Salles;
Possui extensão universitária em Gestão de Pessoas pela Unicamp;
Pós-graduado em Estratégias em Políticas Públicas pela Unicamp;
Pós-graduando em Educação Financeira pela UNIS-Universidade do Sul de Minas em parceria com a DSOP Educação Financeira;
Experiência profissional:
Prefeitura de São Paulo – Assistente de Administração (1982);
Banco do Estado do Rio de Janeiro – Banerj – Informante de Cadastro (1982-1998);
Prefeitura de Valinhos – SP – Fiscal de Rendas (1999- 2000);
Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário (2000-2001);
Prefeitura de Itatiba – Fiscal de Rendas (2002-2006);
INFRAERO – Analista Superior II – Administrador (2006- 2009);
Prefeitura de Jundiaí – Analista de Gestão-Administrador (desde 2009).

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS