Se for aproveitar o feriado para viajar no Carnaval, leve em consideração as seguintes recomendações para economizar:

DSOP Educação Financeira Vai viajar no Carnaval? Veja 5 formas de economizar

1. Defina o lugar – “Eu vou para?”

Uma das mais famosas frases do conto Alice no país das maravilhas é: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Mas se você não tem um destino traçado, a aventura pode sair muito cara.

Confira seu bolso para descobrir quanto dinheiro você tem. A partir disso, escolha o lugar que pode visitar: praia, montanha, família no interior ou no centro, etc. Tenha em mente que quanto maior a distância, maior a despesa.

Escolha lugares em que haja eventos gratuitos. Curtir bloquinhos de rua, por exemplo, é uma boa opção!

2. Defina o transporte – “Eu vou de?”

Você pode viajar em seu próprio carro, com a vantagem de ter a liberdade de parar quando quiser. Antes de pegar a estrada, leve o carro para um mecânico e verifique freios, pneus e ferramentas de emergência.

Você também pode viajar de ônibus. Leve a bagagem necessária e a menor quantidade possível de dinheiro em espécie, evitando prejuízos caso seja vítima de um roubo.

Leve bebida (água, suco) e alimentos (frutas, sanduíches) para que não precise comprar na estrada, pagando preços mais elevados. Se for viajar acompanhado, vocês podem dividir as despesas.

Se quer viajar de avião, o ideal é que já tenha comprado, pois na véspera de feriados as passagens aéreas tendem a ficar mais caras. Procure a companhia aérea com o melhor preço e utilize suas milhas, se tiver.

3. Pense na hospedagem e alimentação – “Onde vou ficar e o que vou comer?”

Reserve sua hospedagem antes de chegar, para que não seja necessário ir de porta em porta de hotéis procurando por vagas. Saiba escolher o hotel ou pousada e prefira ficar em locais centrais, já que o transporte em locais turísticos tende a ser mais caro.

Antes de pedir pratos e porções, sempre pergunte o quanto custa. Assim evitará passar por “saia justa”. Procure lugares limpos e que tenham grande fluxo de pessoas, que são indicativos de que o local tem comida boa e alimentos frescos.

4. Gerencie seu dinheiro – “Vou gastar?”

Divida o dinheiro que você destinou para gastar entre os dias em que vai viajar. Por exemplo, se você separou R$ 1 mil e for viajar durante os 4 dias do feriado, limite seus gastos em R$ 250 por dia. Muitas pessoas se empolgam e gastam o que tem e também o que não tem. Não se esqueça de separar o dinheiro para a viagem de volta.

5. Compare preços – “Vou comprar?”

Os comerciantes aproveitam o período e elevam os preços de seus produtos e serviços. Pesquise em vários lugares e não se deixe convencer na primeira busca. Prefira grandes lojas varejistas e supermercados renomados, que costumam praticar preços padrão.

DSOP Educação Financeira Vai viajar no Carnaval? Veja 5 formas de economizar  DSOP Educação Financeira Vai viajar no Carnaval? Veja 5 formas de economizar
Marcio Araújo
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Primeiro Pós–Graduado em Educação e Coaching Financeiro pela DSOP do estado do Paraná.
PÓS-MBA em Negociação Empresarial FGV.
MBA em Gestão de Comercial FGV.
Certificações ANBIMA CPA-10 e CPA-20.
Ensino Superior – Bacharelado em Administração de Empresas UNOPAR - Universidade Norte Paraná.
PNL - BUSINESS PRACTITIONER pela SBPNL (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA).
(VISÃO ESTRATÉGICA,EU LIDER E COMUNICAÇÃO INFLUENCIADORA ) pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL .
Técnico em Contabilidade.
Especialista em Investimentos em Renda Fixa , Variável e Derivativos ,gerente de grandes contas (Corporate) Gestão de Grandes Fortunas.
Palestrante e consultor financeiro pessoal e familiar.
Educador Financeiro e Coaching Financeiro.
Ministra treinamentos certificações ANBIMA CPA-10 e CPA-20 , Produtos de Investimentos e Vendas.
Atuação no estado do Paraná e São Paulo.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS