Faltam apenas duas semanas para o início da Copa do Mundo na Rússia e sabemos que durante esse período as oportunidades para compras se multiplicam a cada dia, com as mais variadas promoções, por isso é preciso ficar atento com o desequilíbrio financeiro, já que estamos falando de um momento em que as emoções estão afloradas, principalmente se a Seleção Brasileira fizer bonito dentro de campo.

DSOP Educação Financeira Dê uma goleada financeira durante a Copa do Mundo

É normal que as pessoas gastem mais nessas épocas de eventos esportivos, assim como em datas comemorativas, por isso uma orientação de como se planejar financeiramente é essencial para que esse momento de diversão e descontração não se torne um verdadeiro pesadelo nos próximos meses.

Comprar uma camisa oficial, fazer festa, comer e beber em restaurantes com amigos para assistir aos jogos ou até mesmo adquirir uma nova televisão, são atitudes bacanas, mas, fazer tudo isso sem se programar, pode significar um endividamento, ou pior, fazer com que se torne um inadimplente.

Outro exemplo de gasto muito comum durante a Copa do Mundo são os fogos de artifícios, os famosos rojões, que, além de serem caros, fazem um grande mal aos animais e podem machucar as pessoas ou até mesmo tirar vidas.

Planeje-se

Mas como fazer para curtir sem se preocupar? O primeiro passo é saber da situação financeira em que você se encontra. Consciência e planejamento devem ser as palavras de ordem. Só com essas atitudes será possível ter ciência do que pode ou não fazer para assistir aos jogos e torcer. Veja abaixo alguns cuidados que você pode tomar em cada situação:

Camisa

Conforme comentado acima, o desejo de comprar uma camisa oficial da sua seleção preferida aumenta durante a Copa do Mundo, mas veja se o valor dessa aquisição cabe dentro do seu orçamento primeiro. Em caso negativo, porque não customizar alguma que você já tem ou criar algo diferente?

Festas

É muito bom reunir os amigos e familiares para fazer uma grande festa e assistir os jogos juntos, mas fique atento: divida os custos entre todos para não comprometer o seu orçamento. No caso em que cada um leva a sua comida ou bebida, veja a opção que cabe no seu bolso, mas com bom senso, é claro.

Compras por impulso

Antes de comprar uma TV, um sofá ou um aparelho de som novos, pergunte-se: será que mesmo que eu preciso disso ou estou comprando por comprar? Muitas vezes, encantadas com as promoções de última hora, as pessoas se deixam levar e acabam adquirindo sem necessidade algo que depois do período dos jogos acaba perdendo o sentido.

Bares e restaurantes

Outro gasto que acaba saindo do controle é a conta dos bares e restaurantes. No calor do momento, você acaba gastando mais do que pode sem pensar duas vezes, principalmente no cartão de crédito. Portanto, antes de se reunir estipule um orçamento para esse dia e beba com moderação. Além de cuidar da sua saúde pessoal, você também cuida da sua saúde financeira. E lembre-se: se for beber, reserve uma quantia para o táxi ou transporte público e não dirija!

Além de todos esses cuidados lembre-se de fazer o seu apontamento de gastos e anotar todas as despesas extras, que nesses dias acabam aumentando e podem sair do controle.

Caso já tenha se programado para esse evento, parabéns! Se estiver pensando em assistir a algum jogo fora da cidade/estado e aproveitar para viajar com a família ou os amigos, pesquise bem os preços de passagens e estadia.

Vai pra Rússia? Quem já comprou passagens com antecedência para assistir a Copa do Mundo, também deve tomar cuidado com a alta do dólar para não ter surpresas durante a viagem, mas também não é motivo para pânico. Quem ainda não comprou e está pensando ir de última hora, esqueça essa ideia.

Eduquem-se financeiramente e torçam tranquilamente nessa Copa.

DSOP Educação Financeira Dê uma goleada financeira durante a Copa do Mundo  DSOP Educação Financeira Dê uma goleada financeira durante a Copa do Mundo
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 3 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS