Se você tem um filho adolescente, provavelmente ele já deve ter expressado a vontade de ser um youtuber, a profissão da moda. Também tenho visto que muitos especialistas, coaching, educadores e profissionais de diversas áreas também estão adentrando nesse mundo do Youtube, como sendo uma fórmula de sucesso para ganhar dinheiro.

DSOP Educação Financeira O sonho financeiro de um canal de Youtube

Pensando nisso acho importante falar sobre esse tema, não para jogar um ‘balde de água fria’ nesse sonho das pessoas, mas sim para mostrar que nessa área, como em qualquer outra, para atingir o sucesso é preciso muito trabalho.

Falo isso com a experiência de quem já possui um canal com pouco mais de um ano e com um relativo sucesso, com mais de 80 mil inscritos, o Dinheiro à Vista. Nesse canal eu falo sobre temas que acredito ser de grande importância para a vida das pessoas, que é a educação financeira, mas mesmo assim, vejo que a construção de um número consistente de inscritos demanda trabalho.

E mesmo com um grande número de visualizações o retorno financeiro por via do pagamento feito pelo Youtube através de anúncios inseridos nos vídeos é irrisório, principalmente frente aos investimentos que devem ser feitos. O rendimento por esse meio só se torna relevante quando o youtuber tem milhões de seguidores e cada vídeo é visto também por um número milionário de pessoas.

Porém, existem formas de obter retornos com um canal nessa rede social que vai além do valor pago por anúncios. Um ponto fundamental é o fortalecimento de imagem que isso pode ocasionar a uma pessoa, agregando valor aos trabalhos que ela presta e podendo até mesmo ser uma fonte de captação de novos clientes.

Vou usar o exemplo do canal Dinheiro à Vista: em nenhum momento minha ideia era ganhar dinheiro com o canal, muito menos me tornar um youtuber. Meu objetivo era dar mais um passo para cumprir minha missão de disseminar a educação financeira. Entretanto, com a aceitação dos conteúdos e a apresentação do trabalho que realizo, auxiliando as pessoas, se abriu um forte canal de geração de negócios.

Também tenho amigos youtubers que mudaram de carreira e hoje obtêm rentabilidade por meio de patrocínio dos canais e estão desenvolvendo trabalhos maravilhosos, como por exemplo a Mirna Borges, do canal Economirna. Isso também ocorre com vários outros canais, que utilizam seus espaços de forma inteligente e que proporciona sustentabilidade financeira.

Ainda em relação a essa promoção, reforço o que falei no início, para o sucesso é preciso muito trabalho e investimento que vai além do tempo, pois serão necessários equipamentos para uma gravação de qualidade, som, iluminação, possivelmente um profissional para auxiliar na gravação e edição. Além disso, é preciso saber sobre o que se vai falar, preparar com antecedência um roteiro ou pré-roteiro para balizar a gravação.

Sem contar que para ter um bom posicionamento no Youtube é necessária toda uma estratégia de palavras e imagens que façam seus vídeos estarem bem posicionados nas buscas e que incentivem as pessoas a clicarem. Enfim, é grande o trabalho a ser realizado caso queira ter um canal com um aspecto no mínimo profissional.

Enfim, ser youtuber pode ser uma ótima profissão que pode gerar dinheiro, reconhecimento e negócios, basta ver o sucesso de muitos deles hoje em dia e o mercado que eles movimentam, mas o caminho não passa pela sorte, como muitos pensam, mas sim por trabalho e planejamento, como tudo que permeia o mundo profissional.

DSOP Educação Financeira O sonho financeiro de um canal de Youtube  DSOP Educação Financeira O sonho financeiro de um canal de Youtube
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 3 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS