Educação Financeira para uma empresa é requisito básico de sobrevivência, por isso ela também pode aprimorar sua vida profissional. Sabemos que existem muitos empreendedores com habilidades incríveis para empreender e por isso conseguem alavancar um negócio viável e lucrativo. Porém, aqueles que não sabem cuidar e respeitar o dinheiro, acabam por “quebrar” a empresa, com comportamentos e hábitos equivocados.

DSOP Educação Financeira Como a educação financeira pode aprimorar sua vida profissional

Por outro lado, também existe o empreendedor de seu próprio emprego, aquele que chamamos de funcionário, prestador de serviço, de ser humano. Este também, quando educado financeiramente, promove excelentes resultados na sua função. Do contrário, apresenta situações desagradáveis a si mesmo e conseqüentemente na empresa.

Para exemplificar, começo com a seguinte pergunta: Você contrataria uma pessoa que não cuida bem dos próprios filhos para cuidar do seu filho(a)? Você gostaria de ser orientado por uma pessoa que não dá bom exemplo? Pois é, a empresa provavelmente também não. As empresas priorizam pessoas que cuidam do que é dela, como se fosse seu.

Pessoas se preocupam com redução de custos, até mesmo por uma necessidade de se manter no mercado. Por isso, a importância de você empreender seu emprego, função, negócio, casa, vida e tudo o que se propõe a fazer! Cada vez mais as empresas estão observando comportamentos, hábitos e caráter como principais características nas pessoas, já que a parte técnica pode ser treinada sempre que necessário.

Empresa não segura funcionário, mas sim o funcionário é que segura seu emprego. Como? Fazendo sua parte e sendo um verdadeiro representante do seu negócio. Você está representando a empresa e é dono da sua função, por isso quanto mais investir nela e fizer bem feito, melhores resultados irá colher.

O colaborador educado financeiramente cuida da empresa da mesma forma que cuida de seus bens, mas o contrário também é verdadeiro. Se ele não tem cuidado com os próprios bens, será que terá cuidado com os da empresa? Esse é o pensamento que empresários tem ao se tratar da educação financeira dos colaboradores.

Você precisa valorizar e reconhecer a importância de cada conquista para ser uma pessoa diferente, pois são os pequenos atos que fazem a diferença. Precisamos cuidar e priorizar algumas questões básicas de nossa vida e uma delas é o dinheiro. Este, quando respeitado, traz excelentes conquistas. Respeitar o dinheiro significa conquistar objetivos, realizar sonhos! Do contrário, você será um mero pagador de contas que ao final do mês não consegue identificar o que fez com seu dinheiro.

O investimento pode ser dos dois lados: a empresa com implantação de programas de educação financeira na organização e os colaboradores com a visão de empreender seu emprego/negócio e corrigir o que está errado. Por isso, pare de murmurar da vida e da falta de sorte. Ao invés disso, tome atitude a partir de agora e promova a mudança de hábitos errados em relação ao dinheiro!

 

DSOP Educação Financeira Como a educação financeira pode aprimorar sua vida profissional  DSOP Educação Financeira Como a educação financeira pode aprimorar sua vida profissional
Marielle Baía
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Psicóloga, Business Coaching (IBC), Especialista em Gestão Empresarial (FGV), Especialista em Gestão com Pessoas (UFPI), Consultora Empresarial, Professora Universitária.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS