Tarifas bancárias são taxas que os bancos cobram para a manutenção da sua conta. Elas são regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Elas variam de acordo com os serviços de cada pacote e os bancos praticam duas vezes ao ano a correção das tarifas.

DSOP Educação Financeira Tarifas bancárias: como economizar com pacotes de serviços

Às vezes pagamos pacotes de serviços que nem utilizamos e muitas pessoas, não sabendo disso, acabam pagando tarifas bancárias altíssimas sem necessidade. Cancelar esses serviços e migrar para o pacote de serviços gratuitos pode ser um excelente negócio, pois fará você economizar um bom dinheiro anualmente. Alguns bancos oferecem esse serviço de migração pela internet.

A resolução 3.919 do Bacen, regulamenta que todos os bancos são obrigados a oferecer o pacote de serviços gratuitos.  No pacote estão incluídos os seguintes serviços:

1 talão de cheque com 10 folhas por mês;

02 transferências entres contas da mesma instituição, por mês;

04 saques por mês, tanto no guichê quanto no caixa eletrônico;

02 extratos no caixa eletrônico;

Realização de consultas mediante utilização da internet;

Compensação de cheque;

Se não estiver satisfeito com as taxas que seu banco oferece para manutenção da sua conta, solicite a mudança para o serviço gratuito, pois o banco é obrigado a fazer essa mudança sem precisar abrir outra conta. Já caso o seu gerente se recuse a fazer a migração, você pode registrar uma reclamação no SAC do banco e se mesmo assim não resolver, procure o PROCON, BACEN, Proteste e etc, mas não deixe de fazer a reclamação.

É um direito de todo consumidor o pacote de serviços gratuitos.

Baixe gratuitamente o e-Book Pague suas dívidas de forma definitiva 

 

 

 

DSOP Educação Financeira Tarifas bancárias: como economizar com pacotes de serviços  DSOP Educação Financeira Tarifas bancárias: como economizar com pacotes de serviços
Priscila Novais
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Educadora Financeira e Terapeuta Financeiro DSOP, Membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Realiza palestras, workshop, curso de educação financeira ( empresas, pessoas físicas, igrejas e associações), terapia financeira familiar, casais e individual, Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em finanças das empresas pela Universidade São Caetano do Sul (Uscs), licenciando em Matemática pela Universidade Municipal de Santos (Unimes).

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS