Mesada voluntária: como funciona?

04/03/2022

Como sabem, estou lançando uma nova obra Mesada não é só dinheiro – Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro (Editora timescorp), que busca inovar na forma que os pais tratam a relação das crianças com o dinheiro. Portanto, gostaria de me aprofundar um pouco mais no tema, explicando uma dessas mesadas que trato: a voluntária.


Como sabem, estou lançando uma nova obra Mesada não é só dinheiro – Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro (Editora DSOP), que busca inovar na forma que os pais tratam a relação das crianças com o dinheiro. Portanto, gostaria de me aprofundar um pouco mais no tema, explicando uma dessas mesadas que trato: a voluntária.

Esse tipo se refere às primeiras moedas entregues nas mãos de uma criança, que já pode se caracterizar como mesada. Assim, constataremos que a afirmação de alguns adultos de que seus filhos não ganham dinheiro não é verdadeira.A mesada voluntária é a “mesada-bebê”, o primeiro dinheiro que passa pelas mãos da criança. O avô pode dar, a mãe, o tio, tanto faz. O fato é que toda criança tem contato com o dinheiro logo nos primeiros anos de vida. E esse primeiro contato, não importa a origem do dinheiro, tem um impacto fundamental, pois, como se diz, a primeira impressão é a que fica. É um momento que, de algum modo, a criança registra na memória.Assim, esse dinheiro se configura quase como um “ritual de passagem”, o que faz com que a mesada voluntária deva ser valorizada, mesmo que seja dada na forma de moedas de cinco ou dez centavos. E a criança deve entender que aquilo tem um valor especial, que é algo “novo” em sua vida, algo que não acontece a todo momento.Todavia, faço um alerta: quando a criança começa a pedir dinheiro com muita frequência, é sinal de que a necessidade de ter o dinheiro começa a se tornar cada dia mais real para ela. Aquilo já não é um pedido eventual, mas algo que ela começa a entender como fazendo parte da sua vida, sendo interessante já começar a pensar na mesada financeira.Contudo, reforço a importância da mesada voluntária, pois ela reflete que atitudes simples podem proporcionar efeitos profundos e duradouros. A criança terá a oportunidade de “debutar” financeiramente já na infância, compreendendo que o dinheiro, além de comprar guloseimas, figurinhas e coisas simples do dia a dia, também serve para realizar sonhos e desejos cada vez maiores.Assim, a mesada voluntária, ao ser bem implantada, servirá de alicerce e de motivação para todas as outras mesadas que veremos adiante.

Você pode ler também