Teste de Educação Financeira para Jovens

04/03/2022

Qual a importância de se educar financeiramente um jovem? A resposta é simples: evitar uma nova geração de endividados no futuro. Eles são a esperança de um país mais justo, equilibrado e sustentável.


Qual a importância de se educar financeiramente um jovem? A resposta é simples: evitar uma nova geração de endividados no futuro. Eles são a esperança de um país mais justo, equilibrado e sustentável.

Então, que tal, você, jovem, fazer o teste a seguir e descobrir quais são os seus conhecimentos sobre o assunto? Se quiser mais informações, recomendo a leitura da minha obra Ter dinheiro não tem segredo (Editora DSOP). Façam com sinceridade, combinado?1. O que você pretende fazer com os seus ganhos?a) ( ) Guardar parte do dinheiro recebido antes de começar a gastar, para elaborar um orçamento financeiro em que estabeleço as prioridades dos meus sonhos;b) ( ) Guardar parte do dinheiro recebido antes de começar a gastar, para elaborar apenas um orçamento financeiro;c) ( ) Elaborar um orçamento financeiro, e se sobrar dinheiro guardo para o mês seguinte.d) ( ) Gastar conforme minhas necessidades.2. Quanto de dinheiro você guarda para a sua aposentadoria?a) ( ) Guardo 10% para aposentadoria e 10% para os meus outros sonhos;b) ( ) Guardo 10% para meus sonhos, mas ainda não tenho definido um percentual para minha aposentadoria;c) ( ) Às vezes guardo dinheiro para aposentadoria, mas não tenho uma rotina definida;d) ( ) Não penso em minha aposentadoria, pois sou muito jovem ainda;3. Quanto você gasta com sua diversão durante o mês?a) ( ) Reservo 5% do que ganho, 20% gasto com diversão e o restante invisto em meus estudos;b) ( ) Gasto 30% do que ganho com diversão e o restante invisto em meus estudos;c) ( ) Gasto 30% do que ganho com diversão e o restante com outros itens de necessidade;d) ( ) O dinheiro que recebo é pouco, gasto todo com diversão e ainda fico no vermelho.4. Como você controla os seus ganhos e gastos?a) ( ) Registro periodicamente por tipo de despesa e ganho, inclusive os itens de menor valor, como chocolate, sorvete, cinema etc, e depois analiso mensalmente;b) ( ) Registro as despesas e os ganhos, mas não totalizo mensalmente;c) ( ) Começo a registrar as despesas e ganhos, mas não consigo anotar durante os 30 dias do mês;d) ( ) Não controlo meu dinheiro;5. Você já pensou em seus sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazos?a) ( ) Sim, sempre faço essa reflexão e registro em um lugar que vejo frequentemente (agenda, caderno ou arquivo no computador);b) ( ) Sim, sempre faço esta reflexão, mas não registro;c) ( ) Somente faço planos de curto prazo;d) ( ) Não tenho claramente meus sonhos de curto, médio e longo prazos;6. Você já fez um diagnóstico financeiro da sua vida?a) ( ) Uma vez por ano faço um diagnóstico e registro o que eu ganho e gasto, e ainda reservo parte do meu dinheiro para os meus sonhos;b) ( ) Faço a análise, mas não registro em nenhum lugar;c) ( ) Procuro fazer essa análise, mas desisto porque vejo que meu ganho mensal não dá para minhas despesas;d) ( ) A única coisa que faço é tentar fazer com que meu ganho mensal dê para minhas despesas e quase sempre tenho que recorrer a outros recursos (cheque especial, amigos, parentes, empréstimos etc.);7. Ao sair para passear ou fazer compras, como você se comporta?a) ( ) Procuro saber onde vou e o que vou fazer, para não comprar por impulso;b) ( ) Gosto de passear e fazer compras e quando há promoções, geralmente compro;c) ( ) Ao sair não me procuro em saber se vou ou não comprar, mas se vejo algo interessante compro independente se tenho ou não dinheiro;d) ( ) Adoro sair e ir as compras, o importante é viver o momento;8. Onde você aplica o seu dinheiro guardado?a) ( ) Aplico meu dinheiro conforme o tempo do meu sonho (ex.: até 1 ano caderneta de poupança, até 10 anos titulo do governo, CDB/Fundos e acima de 10 anos previdência e ações);b) ( ) Aplico meu dinheiro em caderneta de poupança;c) ( ) Não aplico porque não sobra dinheiro;d) ( ) Não consigo nem mesmo pagar meus gastos mensais quem dirá aplicar dinheiro;9. Se hoje você deixar de ter seu ganho mensal (salário, mesada ou outros), por quanto tempo você consegue honrar seus compromissos mensais?a) ( ) De 2 a 5 anos;b) ( ) De 1 a 2 anos;c) ( ) Até 1 ano;d) ( ) Nem por 1 mês;10. Antes de você começar a trabalhar, você tinha dívidas? E depois de ter começado?a) ( ) Nem antes e nem depois, controlo meu dinheiro para realizar meus sonhos;b) ( ) Não tinha dívidas antes e nem depois, mesmo tendo a disponibilidade do limite de crédito;c) ( ) Não tinha, mas agora estou completamente endividado em cheque especial e cartões de credito;d) ( ) Antes mesmo de trabalhar já estava endividado;RESULTADOSA = 20B = 15C = 10D = 05De 160 a 200Parabéns! Suas respostas mostraram um bom conhecimento sobre educação financeira. Continue se aprimorando cada vez mais, priorizando seus sonhos e reservando um valor mensal para a conquista deles;De 110 a 155Você está no caminho para alcançar a independência financeira, porém necessita estruturar melhor seus controles, estabelecer e priorizar seus sonhos de curto, médio e longo prazos. Invista em sua educação financeira;De 70 a 105Atenção! Seu desequilíbrio financeiro está muito próximo ou você já vivendo esse momentos. Você necessita imediatamente assumir o comando de seu dinheiro, sabendo para onde está indo cada centavo de seu dinheiro. Recomendo fazer um diagnóstico financeiro, estabelecer suas prioridades, reduzir seus gastos e investir em seus sonhos;De 50 a 65Muito cuidado! Sua situação é preocupante e necessita de imediata atitude no que se refere à administração de seu dinheiro. É preciso investir em sua reeducação financeira, mudando hábitos e costumes para gerar um novo comportamento em relação ao dinheiro. Lembre-se que o dinheiro não aceita desaforo e por isso precisa ser respeitado;Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro. Presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, publicou os livros “Terapia Financeira” (2007) e “O Menino do Dinheiro” (2008), ambos pela Editora Gente. Em 2009, idealizou o primeiro Programa DSOP de Educação Financeira para o Ensino Básico do país.

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