A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece referências para os currículos escolares no País para os próximos anos, classificou a educação financeira e a educação para o consumo como habilidades obrigatórias entre os componentes curriculares.

DSOP Educação Financeira DSOP promove seminário sobre a Educação Financeira na BNCC

Com o objetivo de esclarecer essas normas, a DSOP promove na próxima quarta-feira (20/06), em São Paulo, o Seminário de Educação Financeira nas Escolas – BNCC: O que é essa exigência?

O evento vem de encontro com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, incluindo a educação financeira como um dos temas primordiais e iniciando uma nova era na educação brasileira.

“Ao inserir este tema no currículo escolar, temos a oportunidade de alcançar um nível de excelência na formação de cidadãos educados, saudáveis e sustentáveis financeiramente”, comenta o presidente da DSOP Reinaldo Domingos.

Abrindo o seminário, às 9h, o educador e professor, Lauri Cericato, considerado um dos maiores especialistas em educação do País, explica o que é a BNCC e quais são as exigências para que o ensino da educação financeira seja aplicado nas escolas de todo o País.

Em seguida, o presidente da DSOP e doutor em Educação Financeira Reinaldo Domingos irá abordar a importância da Educação Financeira nas escolas brasileiras, mostrando projetos de sucesso e caminhos a serem seguidos para o futuro. Após as apresentações, estará aberto o espaço para debate entre os participantes.

Mudança comportamental

“A disseminação da educação financeira gera empoderamento, já que os brasileiros passam a administrar seus recursos de forma consciente e sustentável. Aprendem a priorizar seus sonhos, frente aos gastos. E essas mudanças não dependem da utilização de planilhas e calculadoras, e sim de novos hábitos e comportamentos, que inclusive as crianças podem aprender”, conta Domingos.

Na BNCC, é indicada a abordagem de conceitos básicos de economia e finanças, como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos, além do uso consciente de recursos naturais, como a energia elétrica, entre outros conceitos. Pelo Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, tais temas são abordados, porém com abordagem comportamental.

Programação:

9h – BNCC: o que é essa exigência? Lauri Cericato
10h – A importância da Educação Financeira no Brasil – Reinaldo Domingos
11h – Debate
11h30 – Encerramento

Seminário de Educação Financeira nas Escolas – BNCC: O que é essa exigência?

Data: 20 de Junho de 2018
Horário: das 9h às 11h30
Local: Avenida Paulista, 726 – 13º andar – São Paulo/SP
Inscrições: https://info.dsop.com.br/seminario-bncc-educacao-financeira

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS