Contribuir para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprenderam desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos. É a partir deste objetivo principal que está fundamentado o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas.

Concebido para permitir que os alunos estabeleçam relações entre a educação financeira e outras áreas do conhecimento, o Programa segue os princípios de transversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O conteúdo abrange os cinco temas transversais (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual) e está dividido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania, que dialogam com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender).

  • Curso de Educação Financeira para professores que irão trabalhar com o Programa, para que tenham total domínio do tema e apliquem tanto em suas vidas quanto nas vidas dos alunos e pais/responsáveis;
  • Diagnóstico financeiro da equipe, por meio do teste “Perfil Financeiro”;
  • Capacitação pedagógica, através de conteúdos teóricos e atividades práticas;
  • Palestras e cursos para pais/responsáveis, para a mudança comportamental ocorrer dentro de casa;
  • O Programa surge como um diferencial em sua região, por tratar de um tema tão importante e necessário para o futuro do aluno;
  • Redução dos índices de inadimplência da instituição de ensino.

Habilitação das Escolas

As instituições de ensino que adotam o Programa passam a ter o direito do uso integral da Metodologia DSOP, contando com o apoio e consultoria da empresa em diversas situações.

Formação dos professores

A DSOP oferece capacitação pedagógica aos professores, com o objetivo de qualificar os profissionais e motivá-los a trabalhar o tema junto aos seus alunos, tendo assim todo o conhecimento necessário para disseminar os conteúdos de educação financeira.

Palestra para pais e responsáveis

O Programa contempla palestras voltadas aos pais ou responsáveis, ministradas por um educador financeiro habilitado pela DSOP e planejadas para atender as necessidades dos diversos públicos de interesse da instituição de ensino.

Portal Escolas

Para potencializar o aprendizado do aluno e facilitar o acompanhamento dos pais e responsáveis, o Programa também conta com o Portal Escolas, o qual oferece objetos educacionais (atividades interativas/games), planos de aula, atividades complementares, artigos e informações para professores, alunos, coordenadores, pais e responsáveis. O usuário acessa conteúdos exclusivos por meio de login e senha, disponibilizados para as escolas adotantes do Programa.

Dados divulgados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) apontam que, até dezembro de 2016, 56,2% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida. Ainda segundo a mesma pesquisa, o porcentual de famílias inadimplentes, ou seja, que já não conseguem pagar suas contas, é de 23%.

Os dados mostram a importância de se combater a causa desse problema, e o caminho é a educação financeira.

A inadimplência é resultado do ciclo do endividamento não consciente, tira o sono, a saúde e a qualidade de vida de todos os membros de uma família e reflete, também, no ciclo social dessas pessoas.

Incluir educação financeira na grade curricular de sua escola promoverá a mudança de vida de todos os envolvidos: professores, alunos, coordenadores, gestores e pais ou responsáveis, e como consequência, a redução da inadimplência em todos os setores, inclusive das mensalidades escolares.

O futuro de gerações sustentáveis financeiramente é reflexo das atitudes do presente, e a escola tem um papel imprescindível nessa construção.

A DSOP Educação Financeira, que tem como missão disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo, desenvolveu o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, estruturado pedagogicamente para todos os segmentos do Ensino Básico.

No final de 2010, o processo de educação financeira no Brasil foi fortalecido com a criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) por parte do Governo Federal. Com o desenvolvimento de ações destinadas ao público adulto e as escolas do Ensino Básico, a ENEF busca estimular um consumo mais responsável entre a população e promover a conscientização dos consumidores em relação aos riscos assumidos nos processos de endividamento, reforçando a estabilidade e a confiança no Sistema Financeiro Nacional.

Diversos municípios e estados brasileiros já adotam em sua grade curricular a disciplina de Educação Financeira, resultado da aprovação de Projetos de Lei.

Dados do Serasa Experian apontam que mais de 10 milhões de jovens, de 16 a 25 anos, admitem não manter a vida financeira sob controle e enfrentam dívidas e inadimplência. A maioria se encontra nesta situação devido ao mau uso de cartão de crédito e cheque especial.Estes números refletem a falta de Educação Financeira na vida das pessoas. E é pensando na solução deste problema que a DSOP oferece o Programa de Educação Financeira para Jovem Aprendiz.

Com base na Metodologia DSOP, o Programa tem como objetivo combater o analfabetismo financeiro de forma simples e estruturada, contando com material didático próprio e conteúdo programático adequado ao tempo que a escola e/ou empresa necessita.

Vantagens:

– Programa estruturado de educação financeira;
– Material didático para os alunos (livro/apostila);
– Adequação às exigências do Ministério do Trabalho (Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012);
– Plano de aula estruturado;
– Caderno e capacitação do professor;
– Palestra para pais e/ ou responsáveis.

DSOP Educação Financeira Escolas


DEIXE SEU E – MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS


 

Escolas Adotantes

Depoimentos

Oportunidade de mudar de vida e aprender

Amei! Oportunidade de mudar de vida e aprender. Além de ensinar as nossas crianças em busca de um futuro melhor.

Cláudia Canuto - Diretora
Instituto Educacional Piuí Chá Chá

Parabéns pela iniciativa e projetos

“Parabéns pela iniciativa e projetos. O sucesso se aperfeiçoa através da educação. Ela é a ferramenta chave para ensinar um assunto tão importante que é olhar além do dinheiro: os sonhos”.

Caroline Nunes de Souza