Com as novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceram a Educação Financeira como habilidade obrigatória nos componentes curriculares, o tema vem ganhando força nas instituições de ensino básico do País.

Por meio do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas os alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, e suas famílias recebem o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes pró-ativas e conscientes, que permitam às pessoas identificar um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.

Os Programas estão embasados na Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) e tem por principal objetivo levar o empoderamento financeiro a toda a comunidade escolar por meio da mudança de comportamento, envolvendo corpo docente, discente e famílias no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira para a realização de todos os seus sonhos.

DSOP Educação Financeira Escolas

Instituições de Ensino

  • Redução da inadimplência dos pais/responsáveis;
  • Formação do corpo docente para maior qualificação;
  • Materiais didáticos alinhados com a BNCC;
  • Aumento da visibilidade da instituição de ensino;
  • Maior proximidade entre a escola e as famílias;
  • Redução dos custos da instituição por meio de projetos elaborados junto aos alunos;
  • Aumento de novas matrículas devido ao diferencial inovador;
  • Professores e colaboradores educados financeiramente;
  • Portal para a escola e famílias com games, planos de aulas e oficinas.

Famílias:

  • Seu filho aprenderá a lidar com o dinheiro de forma sustentável;
  • O aluno aprenderá a realizar compras com mais consciência;
  • A família se unirá em busca de propósticos e sonhos;
  • Seu filho aprenderá a respeitar as condições financeiras da família;
  • O aluno e a família irão entender como a mesada pode educar financeiramente;
  • Seu filho começará a valorizar o dinheiro;
  • As crianças participarão do orçamento financeiro familiar;
  • Seu filho será educado e sustentável financeiramente no futuro;
  • Os pais/responsáveis receberão cursos e livros para se educarem financeiramente.

Habilitação das Escolas

As instituições de ensino que adotam os Programas passam a ter o direito do uso integral da Metodologia DSOP, aplicando-a em todos os setores da instituição ( educacional, administrativos, financeiro).

Treinamento  dos professores

A DSOP oferece capacitação pedagógica aos professores, com o objetivo de qualificar os profissionais e motivá-los a trabalhar o tema junto aos seus alunos, tendo assim todo o conhecimento necessário para disseminar os conteúdos de educação financeira.

Palestra para pais e responsáveis

Algumas linhas dos Programas contemplam palestras voltadas aos pais ou responsáveis, ministradas por um educador financeiro habilitado pela DSOP e planejadas para atender as necessidades dos diversos públicos de interesse da instituição de ensino.

Portal Escolas

Para potencializar o aprendizado do aluno e facilitar o acompanhamento dos pais e responsáveis, os Programas também contam com o Portal Escolas, o qual oferece objetos educacionais (atividades interativas/games), planos de aula, atividades complementares, artigos e informações para professores, alunos, coordenadores, pais e responsáveis. O usuário acessa conteúdos exclusivos por meio de login e senha, disponibilizados para as escolas adotantes dos Programas.

A 1ª Pesquisa* Nacional de Educação Financeira nas Escolas, onde foram entrevistados 750 pais, sendo 50% pais de alunos que estudam em colégios que adotam educação financeira e 50% pais de alunos que estudam em colégios que não adotam a educação financeira.
Cidades: Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória
Realizada em parceria entre Instituto Axxus / Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP e Abefin
Apresentaram os seguintes resultados:

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Se a partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo manteria seu
padrão de vida atual?

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Filhos que ajudam os pais a comprar de forma consciente:

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Pais que entendem que a Educação Financeira é ou pode ser um grande diferencial na formação dos filhos:

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Diversos municípios e estados brasileiros já adotam em sua grade curricular a disciplina de Educação Financeira, resultado da aprovação de Projetos de Lei.

Saiba mais:

  • Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) em 2010, Governo Federal – www.vidaedinheiro.gov.br
  • Associação de Educação Financeira no Brasil (AEF) Desenvolver uma nação financeiramente educada – www.aef.org.br
  • Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN ) em 2012
  • Regulamentar a atividade de educador financeiro no Brasil – www.abefin.org.br
  • Portaria 723 publicada no Diário Oficial da União (MTE) em 2012  institui o tema .Educação Financeira no programa Jovem Aprendiz
  • Pós-Graduação de Educação Financeira – Metodologia DSOP – (presencial e EaD) Chancelada pela UNOESTE Universidade do Oeste Paulista e autorizada pelo MEC
  • Projeto de Lei 7155/14 que tramita na Comissão da Câmara Federal, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá baseado no projeto de Reinaldo Domingos: Educação Financeira Comportamental no Currículo Escolar
  • Programas DSOP de Educação Financeira para escolas e famílias.
A DSOP e a Turma da Mônica se uniram para ensinar às crianças a importância de sonhar!

Com a parceria entre Maurício de Sousa e Reinaldo Domingos, o Nico, personagem principal da Coleção dos Sonhos, e a Turma da Mônica vão ensinar para todo do Bairro do Limoeiro como a Educação Financeira é fundamental para sonharmos!

São 4 histórias onde crianças e adolescentes aprendem os benefícios da Educação Financeira, baseados na Metodologia DSOP e com abordagem comportamental, levando ao desenvolvimento de competências fundamentais para que aprendam a lidar com as questões financeiras com segurança e consciência.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto! 

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS


 

Escolas Adotantes

Depoimentos

Parabéns pela iniciativa e projetos

“Parabéns pela iniciativa e projetos. O sucesso se aperfeiçoa através da educação. Ela é a ferramenta chave para ensinar um assunto tão importante que é olhar além do dinheiro: os sonhos”.

Caroline Nunes de Souza

Oportunidade de mudar de vida e aprender

Amei! Oportunidade de mudar de vida e aprender. Além de ensinar as nossas crianças em busca de um futuro melhor.

Cláudia Canuto - Diretora
Instituto Educacional Piuí Chá Chá