Contribuir para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprenderam desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos. É a partir deste objetivo principal que estão fundamentados os Programas DSOP de Educação Financeira nas Escolas.

Concebidos para permitirem que os alunos estabeleçam relações entre a educação financeira e outras áreas do conhecimento, os Programas seguem os princípios de transversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Esta proposta de Educação Financeira busca levar aos alunos e suas famílias o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes pró-ativas e conscientes , que permitam às pessoas identificar o melhor posicionamento frente às transformações econômicas.

Os nossos Programas de Educação Financeira estão embasados na Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) e tem por principal objetivo levar o empoderamento financeiro a toda a comunidade escolar, envolvendo corpo docente, discente e famílias no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira para a realização de todos os seus sonhos.

Somente com uma prática educativa planejada, podemos desenvolver uma consciência comportamental que promova a formação de uma geração educada financeiramente.

Na Educação Infantil, ao Descobrir a Metodologia DSOP, por meio de atividades lúdicas e vivenciadas com seus familiares, o educando estará sendo preparado a Explorar o mundo dessa descoberta nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso possibilitará Expandir seus conhecimentos nos anos finais desse segmento, preparando-o para que no Ensino Médio possa Construir o caminho para sua autonomia financeira e realizar todos os seus sonhos.

Instituições de Ensino

  • Tornar se mais competitiva através de um conteúdo relacionado com a realidade atual e de grande impacto na vida das famílias e seus colaboradores
  • Proporcionar as novas gerações a oportunidade de construir uma vida sustentável financeiramente

Famílias:

A aplicação dos conteúdos dos programas possibilitam aos alunos desenvolverem novos comportamentos em relação ao consumo de recursos tornando se mais conscientes ecologica, financeira e socialmente, além de despertarem para questões de empreendedorismo, e valores humanos.

As famílias se beneficiam, além de ter filhos melhor preparados para os desafios do futuro ao  se  apropriarem da Metodologia DSOP que é disponibilizada através dos vários recursos e opções  do Portal.

Aprendem a planejar o futuro de forma estruturada caminhando para a aposentadoria sustentável.

Habilitação das Escolas

As instituições de ensino que adotam os Programas passam a ter o direito do uso integral da Metodologia DSOP, aplicando-a em todos os setores da instituição ( educacional, administrativos, financeiro).

Treinamento  dos professores

A DSOP oferece capacitação pedagógica aos professores, com o objetivo de qualificar os profissionais e motivá-los a trabalhar o tema junto aos seus alunos, tendo assim todo o conhecimento necessário para disseminar os conteúdos de educação financeira.

Palestra para pais e responsáveis

Algumas linhas dos Programas contemplam palestras voltadas aos pais ou responsáveis, ministradas por um educador financeiro habilitado pela DSOP e planejadas para atender as necessidades dos diversos públicos de interesse da instituição de ensino.

Portal Escolas

Para potencializar o aprendizado do aluno e facilitar o acompanhamento dos pais e responsáveis, os Programas também contam com o Portal Escolas, o qual oferece objetos educacionais (atividades interativas/games), planos de aula, atividades complementares, artigos e informações para professores, alunos, coordenadores, pais e responsáveis. O usuário acessa conteúdos exclusivos por meio de login e senha, disponibilizados para as escolas adotantes dos Programas.

A 1ª Pesquisa* Nacional de Educação Financeira nas Escolas, onde foram entrevistados 750 pais, sendo 50% pais de alunos que estudam em colégios que adotam educação financeira e 50% pais de alunos que estudam em colégios que não adotam a educação financeira.
Cidades: Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória
Realizada em parceria entre Instituto Axxus / Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP e Abefin
 Apresentaram os seguintes resultados:

Se a partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo manteria seu
padrão de vida atual?

DSOP Educação Financeira Escolas

Em casa o orçamento financeiro: mensal é feito por:

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Quando você dá um dinheiro para seu filho, como ele usa?

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Seu filho tem consciência das limitações financeiras da família?

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

Incluir educação financeira na grade curricular de sua escola como vemos, promoverá a mudança de vida de todos os envolvidos: professores, alunos, coordenadores, gestores e pais ou responsáveis, e como consequência, a redução da inadimplência em todos os setores, inclusive das mensalidades escolares.

O futuro de gerações sustentáveis financeiramente é reflexo das atitudes do presente, e a escola tem um papel imprescindível nessa construção.

Diversos municípios e estados brasileiros já adotam em sua grade curricular a disciplina de Educação Financeira, resultado da aprovação de Projetos de Lei.

Saiba mais:

  • Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) em 2010, Governo Federal – www.vidaedinheiro.gov.br
  • Associação de Educação Financeira no Brasil (AEF) Desenvolver uma nação financeiramente educada – www.aef.org.br
  • Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN ) em 2012
  • Regulamentar a atividade de educador financeiro no Brasil – www.abefin.org.br
  • Portaria 723 publicada no Diário Oficial da União (MTE) em 2012  institui o tema .Educação Financeira no programa Jovem Aprendiz
  • Pós-Graduação de Educação Financeira – Metodologia DSOP – (presencial e EaD) Chancelada pela UNOESTE Universidade do Oeste Paulista e autorizada pelo MEC
  • Projeto de Lei 7155/14 que tramita na Comissão da Câmara Federal, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá baseado no projeto de Reinaldo Domingos: Educação Financeira Comportamental no Currículo Escolar
  • Programas DSOP de Educação Financeira para escolas e famílias.

“Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias“, iniciativa concebida pela Sesame Workshop (Vila Sesamo), com o apoio da MetLife Foundation, e parceria para implementação da DSOP Educação Financeira, da TV Cultura e das Redes Públicas de Educação.

O nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento em crianças e seus familiares, contribuindo para uma nova geração de cidadãos brasileiros capazes de refletir criticamente sobre necessidades e desejos para consumir de forma consciente. Além disso, queremos cooperar com a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, instituída pelo Governo Federal.

Sabemos que a educação infantil é uma etapa da educação básica essencial para a construção de um aprendizado que será levado para toda a vida. Justamente por isso você, educador, é um agente mobilizador muito importante para o fortalecimento financeiro das crianças e de suas famílias.

Mas o que é fortalecimento financeiro?
As crianças estão fortalecidas financeiramente quando elas dispõem das seguintes habilidades.

As crianças estão fortalecidas financeiramente quando elas dispõem das seguintes habilidades.

  • Conseguem definir sonhos e, em seguida, tomar decisões para alcançá-los.
  • Sentem confiança e otimismo em fazer planos e escolhas para alcançar um objetivo.
  • Diferenciam o que é uma necessidade básica e o que é um desejo. Consomem de forma sustentável e consciente.
  • Compreendem a importância do trabalho e a relação entre dinheiro e bens de consumo.
  • Estão familiarizadas com os conceitos básicos de economizar, consumir, partilhar, doar e trocar.

Saiba mais: http://fortalecimentofinanceiro.dsop.com.br/

DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas  DSOP Educação Financeira Escolas

DEIXE SEU E – MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS


 

Escolas Adotantes

 

Depoimentos

Parabéns pela iniciativa e projetos

“Parabéns pela iniciativa e projetos. O sucesso se aperfeiçoa através da educação. Ela é a ferramenta chave para ensinar um assunto tão importante que é olhar além do dinheiro: os sonhos”.

Caroline Nunes de Souza

Oportunidade de mudar de vida e aprender

Amei! Oportunidade de mudar de vida e aprender. Além de ensinar as nossas crianças em busca de um futuro melhor.

Cláudia Canuto - Diretora
Instituto Educacional Piuí Chá Chá