O fim do ano é uma época em que as pessoas gastam mais do que o normal, por vários fatores, como férias, festas e presentes. Além de ter educação financeira e se preparar para o período com antecedência, é possível buscar dinheiro extra – o que, nessa época do ano, não é difícil – e aumentar a renda.

DSOP Educação Financeira 4 formas de aumentar a renda no final do ano

O PhD em Educação Financeira Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista, listou 4 possibilidades para aumentar a renda. Confira:

1- Venda algo que não usa

Faça um diagnóstico dos itens que possui em casa e que pouco – ou nunca – utiliza e veja quais pode vender. Eletrodomésticos (como multiprocessadores e batedeiras), aparelhos eletrônicos (como DVD’s e videogames), móveis e até mesmo roupas, sapatos e brinquedos podem ser vendidos e gerar boa renda extra.

“Desapegar de itens antigos também pode render uma boa renda extra. Aparelhos para ouvir discos de vinil e os próprios vinis, podem ser vendidos por um bom valor, além de outros itens já considerados relíquias e que são valiosos para colecionadores”, aconselha Domingos.

2- Alugue itens

Alugar itens por temporada é válido quando há algo parado em casa, mas a pessoa/família não quer se desfazer. Prancha de surf, bicicleta, patins, videogame, câmera fotográfica, roupa para formaturas ou bailes… Há diversas plataformas online que conectam pessoas interessadas em alugar.

“O aluguel de vagas na garagem e até mesmo de quartos em casa, além de imóveis e automóveis por período combinado é algo que pode gerar uma boa renda extra sem que seja necessário fazer qualquer investimento”.

3- Faça um trabalho temporário

Aos estudantes e desempregados, é válido buscar um trabalho temporário, especialmente em shoppings e comércios em geral, além da possibilidade de ser motorista de aplicativos de transporte. “Um serviço em alta é o de levar cachorros da vizinhança para passear em dias e horários combinados”, indica o PhD em Educação Financeira.

4- Venda seus conhecimentos

É válido explorar os conhecimentos que tem para tirar renda extra. Os exemplos são muitos, como a pessoa que possui dotes culinários, que pode preparar bolos e tortas para vender. Quem tem habilidades específicas, como escrever bem ou tirar boas fotografias, pode fazer disso um hobby que gere renda.

Quem preferir seguir em sua área de atuação, pode passar a oferecer serviços como de consultoria, aulas e freelances, por exemplo. “Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional”, finaliza.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS