É comum encontrar brasileiros em situação de pesado aperto no salário, em um momento em que as contas não fecham. Por isso, é fundamental falar de forma aberta e franca sobre esse tema, passando um sentimento de tranquilidade.

DSOP Educação Financeira Seu salário não é uma camisa de força

Em relação ao tema, primeira ideia para qualquer pessoa é que se deve evitar o sentimento de culpa, pois é um fator de limitação educacional. Tenho como certo que grande parte da população nunca teve uma educação financeira na infância. Quando se tinha contato, aprendia no máximo a receber mesada, mas não a guardar parte dela para algum objetivo.

Outro ponto é que o tema dinheiro e salário sempre foi envolto por um certo tabu, sendo que não devia ser tratado perto das crianças. Quando as crianças viam seus pais discutir sobre dinheiro, tudo era complexo demais, não entendendo muito bem o que era dito, geralmente falando de temas como contas atrasadas. E sempre a culpa era do outro, ou governo ou banco. No meu caso isso me ocasionava uma certa tristeza e repulsa ao falar da situação.

Hoje, entendendo a importância da educação financeira em minha vida, fiz uma mudança, perdi o medo e quando de fato aprendi, fiz com que meu salário nunca mais fosse uma ‘camisa de força’, estabelecendo limites para minha vida. Isso pelo fato de saber dividir bem o que ganhava e o que gastava. Fazendo com que o dinheiro mudasse de sentido e garantindo a alegria que tenho hoje.

Mas, para sair dessa ‘camisa de força’ foi preciso primeiro fazer um diagnóstico financeiro, da mesma maneira que um médico faz quando quer encontrar algo para solução da saúde, lembro que temos que ter em mente que a saúde financeira também é fundamental.

Fazendo uma analogia com a saúde física, como temos o colesterol bom e o colesterol ruim, vejo que existe a vida financeira boa e a ruim, e era nesse último caminho que estava antes de tirar minha vida da ‘camisa de força’ do não saber administrar o dinheiro. Estava ficando maluco, sem dinheiro para minha família, vendo minha filha querendo sair e não podendo dar esse privilégio.

E a mudança veio das informações que obtive com os diagnósticos financeiros, esse exercício faz as pessoas enxergar os sonhos, e deles tirar força para mudar a vida. Sempre falo que que não sonha com um objetivo, não tem foco, e qualquer lugar que esteja serve. Esse modelo muda e a pessoa percebe que não é bem assim quando se tem um educador financeiro próximo ou busca esse conteúdo.

Esse conhecimento proporciona as pessoas um novo tempo, para pessoa viver. Por isso que a disseminação da educação para todos é fundamental. É fundamental lidar com o dinheiro de forma inteligente. Com isso se elimina o pensamento de que ganhamos é pouco e se aprende a dosar melhor os gastos e realizar os sonhos.

DSOP Educação Financeira Seu salário não é uma camisa de força  DSOP Educação Financeira Seu salário não é uma camisa de força
Joao Trecco

Educador Financeiro DSOP
Formado PNL(Programação Neuro-linguística) pelo Grupo ACTIUS .
Formado (Comunicação estratégica & negociação) pelo Grupo ACTIUS.
Practioner em PNL( Practioner 1 Programação Neurolinguistica)

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS