Poupar agora e comprar quando puder ou comprar agora e pagar depois? Em janeiro, 22% dos brasileiros que tentaram parcelar uma conta ou contratar um serviço a prazo receberam “não” como resposta. De cada três, uma teve o crédito barrado porque ficou inadimplente, o que evidencia a falta de educação financeira na população.

Preocupado com esse círculo vicioso, o Banco Central fechou um acordo com SPC e a Confederação dos Dirigentes Lojistas para trocar informações sobre quem toma dinheiro emprestado e quem faz crediário no comércio. A ideia é usar os dados para reforçar campanhas de Educação Financeira.

Em entrevista para o Bom Dia Brasil, da TV Globo, o PhD. em Educação Financeira e mentor da Metodologia DSOP, Reinaldo Domingos, defende que a Educação Financeira deve ser passada desde cedo para as crianças, com o intuito de torná-las adultos mais conscientes com relação ao uso do dinheiro.

Com a Educação Financeira classificada como habilidade obrigatória entre os componentes curriculares pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema vem sendo cada vez mais debatido e inserido nas instituições de ensino.

“Quando o assunto é aprendido já na infância, os pais e responsáveis também são beneficiados – tanto que a grande maioria (71%) dos alunos que estudam pelo Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas ajudam os pais a fazer compras conscientes. E quase todos eles (98%) se reúnem com a família para conversar sobre dinheiro”, aponta Domingos.

O especialista, que no final de 2016 participou de audiência pública da Comissão de Educação da Câmara de Deputados, a qual debateu o tema Educação Financeira nas escolas, foi um dos principais defensores da inclusão deste aprendizado nas instituições de ensino básico, tendo como alvo também a inserção dos pais e responsáveis.

Confira o vídeo abaixo:

DSOP Educação Financeira VÍDEO: BC reforçará campanhas de educação financeira para reduzir endividamento

Sua escola já está alinhada com o BNCC? Conheça o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas e leve este tema para a sua instituição de ensino!

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS