Com o objetivo de mostrar a importância da educação financeira nas empresas, a  DSOP oferece o eBook O Impacto da Educação Financeira nas Empresas gratuitamente. Nele, uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), mostra em detalhes como anda a saúde financeira dos trabalhadores brasileiros.

DSOP Educação Financeira eBook: o Impacto da Educação Financeira nas Empresas

Em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus foram entrevistados 2.000 funcionários de cem empresas, dos mais diferentes níveis hierárquicos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.

A pesquisa revelou que apenas 16% dos colaboradores ouvidos são capacitados financeiramente, ou seja, conseguem pagar suas contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência. Por outro lado, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças. O resultado, é claro, são dívidas, e proporcionalmente quanto maiores elas forem, menor será o rendimento dos colaboradores.

“Os dados apresentados são realmente preocupantes para as empresas, sendo que essa dificuldade, mais cedo ou mais tarde, pode ter reflexo na produtividade dos profissionais. Pois, ao se endividarem, eles perderão o foco no trabalho, muitas vezes receberão ligações de cobradores ou buscarão alternativas, estarão mais nervosos em casos extremos forçam a demissão para quitar as dívidas com o dinheiro da rescisão contratual. Por isso esse material é tão importante na direção de auxiliar as empresas para que possam minimizar os impactos da falta da educação financeira entre os seus colaboradores”, explica Reinaldo Domingos, presidente da DSOP.

O eBook, escrito por Domingos, aponta a importância de inserir este tema na vida dos trabalhadores, com o intuito de melhorar o clima organizacional da empresa e ter profissionais mais focados em seus serviços. Além disso, o material serve como norte para que os profissionais de RH consigam demonstrar aos colaboradores como lidar melhor com seus ganhos por meio da mudança de comportamento.

 

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS