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Entre os dias 02 e 12 de setembro acontece a Semana do Brasil, nessa ocasião algumas promoções estão bastante atrativas para os consumidores, já outras são enganações.
Escrito por: Paulo Fabrício Ucelli
Entre os dias 02 e 12 de setembro acontece a Semana do Brasil, nessa ocasião algumas promoções estão bastante atrativas para os consumidores, já outras são enganações. Assim, todo cuidado é preciso para aproveitar sem ocasionar problemas financeiros ou mesmo os indesejáveis golpes que se multiplicam, é preciso focar em ações prévias antes de partir para compra.
Para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, ações simples evitam grandes prejuízos:
“Primeiro passo é preciso planejar, focar nos melhores preços daquilo que realmente precisa, pesquisando em sites e lojas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. As promoções são muitas, assim agir por impulso, nesse momento, pode prejudicar o bolso”, explica.
“Se a pessoa ou alguém da família tem problemas com compras compulsivas, o mais correto é evitar acesso às promoções ou centros de compras. Muitas vezes é válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro”, complementa Domingos.
Para quem já se planejou e quer encarar uma maratona de compras é importante considerar algumas orientações. A principal é que uma dose extra de paciência é fundamental, pois estresse e a pressa levam ao impulso de adquirir produtos sem pesquisar e pagar mais caro.
Veja cuidados detalhados pelo presidente da Abefin que devem ser tomados para economizar ao comprar na Black Friday:
O outro lado do período de promoções, infelizmente são os golpes aos consumidores.
“Infelizmente a crise, pandemia e modernização dos meios de pagamentos proporcionaram um crescente número de golpes contra os consumidores, sem contar o fato de que muitas empresas utilizam de má-fé nas promoções apresentadas, não dando reais descontos “, alerta o advogado especialista em direito do consumidor Afonso Morais, sócio da Morais Advogados.
O especialista alerta que é importante que o consumidor se previna, se atentando aos seus direitos. Lembrando que nas relações de consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população, e caso isso ocorra é passível entrar em contato com órgão de proteção de consumidor ou até entrar com processos por danos morais.
Essas obrigações, estão no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos como a prévia advertência sobre todas as condições que envolvem a aquisição de determinado produto ou serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o produto ou serviço apresenta, entre outras.
“A legislação de defesa do consumidor passa por constante alterações, mas sempre se teve que é expressamente proibida a publicidade enganosa ou abusiva por parte dos fornecedores, assim, se observar que as promoções são mentirosas, o consumidor pode e deve reclamar, isso impedirá a continuidade de métodos comerciais desleais, que possam confundir o consumidor”, explica Afonso Morais.
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