Empreendedorismo
Tendência

4 Modelos de empreendedorismo

Por: Fernanda Melo


Qualquer pessoa interessada em iniciar e administrar seu próprio negócio deve considerar o modelo empresarial de sua preferência: pequena empresa, startup escalável, grande empresa ou empreendedorismo social.

Pequenos negócios

As pequenas empresas representam a maioria dos empreendimentos empresariais do Brasil, já que os brasileiros são pessoas criativas e estão sempre se reinventando.  Uma pequena empresa pode ser qualquer empresa, restaurante ou loja de varejo lançada por um fundador, sem nenhuma intenção de transformar o negócio em uma rede, franquia e afins. Por exemplo, abrir um único mercadinho  se enquadra no modelo de pequena empresa; criar uma rede nacional de supermercados não. De modo geral, os pequenos empresários investem seu próprio dinheiro para fazer suas empresas decolarem e só ganham dinheiro se o negócio for bem-sucedido.

 Startup escalável


As startups escaláveis ​​são menos comuns do que as pequenas empresas, embora tendem a atrair muita atenção da mídia. Esses negócios começam em uma escala muito pequena, muitas vezes apenas como as sementes de uma ideia. Essa semente é nutrida e dimensionada, normalmente por meio do envolvimento de investidores externos, até se tornar algo muito maior. Muitas empresas de tecnologia se enquadram nesse modelo; eles começam em um quarto, sala ou escritório doméstico antes de eventualmente se transformarem em grandes sedes corporativas.


Grande empresa

O que poucas pessoas sabem, é que: é possível empreender dentro de uma empresa em que você é colaborador.
Vamos pensar que você trabalha em uma grande empresa de fabricação de produtos de beleza e, através de uma pesquisa de mercado, você percebe que há uma grande demanda por um produto específico e que sua empresa possui muitos  recursos e tecnologia para executar a produção deste produto. Você vai até seu chefe e pede financiamento para lançar uma linha exclusiva com esses produtos e ele aprova. Este é um exemplo de como o modelo de empreendedorismo nas grandes empresas pode ser na prática.

Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social, busca soluções inovadoras para problemas baseados na comunidade. Os empreendedores sociais estão dispostos a assumir o risco e o esforço para criar mudanças positivas na sociedade por meio de suas iniciativas. Em outras palavras, um empreendedor social lança uma organização que visa fundamentalmente promover mudanças sociais positivas, não apenas gerar lucros. A mudança social em questão pode estar relacionada à conservação ambiental, justiça racial ou atividade em uma comunidade carente.

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?
Deixe um comentário.

 

Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP



 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo