Educação Financeira
Tendência

5 maneiras de ensinar Educação Financeira para crianças


Aqui estão algumas ótimas maneiras de ensinar seus filhos sobre dinheiro

Por: Fernanda Melo

1. Faça uma lista de sonhos e metas com o filho

Uma parte essencial da Educação Financeira é a criação de sonhos e metas claras, é preciso poupar o dinheiro com carimbo de destino que ele terá.

Não podemos ter tudo o que queremos de uma vez, mas podemos alcançar nossos sonhos e objetivos com o tempo se planejarmos com antecedência. Esta é uma grande lição que as crianças podem aprender. Sente com o seu filho e peça para ele relacionar cinco coisas que deseja. Em seguida, peça que classifique  do mais importante para o menos importante. Depois que a lista for criada, planeje com seu filho uma estratégia sobre como ele pode obter os seus desejos.

2. Ensine enquanto faz compras

Leve seu filho às compras e explique ativamente seu processo de tomada de decisão. Quando você chegar na loja, diga a seu filho quanto dinheiro você tem para gastar e quais são suas prioridades. Mostre a eles por que você está escolhendo um item em vez de outro e explique coisas como descontos e cupons. Lembre-se de que as crianças aprenderão com seu exemplo. Contar a eles sobre o orçamento é importante, mas terá muito mais impacto se eles virem que você mesmo está seguindo um orçamento. 

Além disso, dê ao seu filho pequenas quantias de dinheiro para gastar sozinho. Você ficará surpreso ao ver como eles ficarão felizes em gastar R$10,00 em qualquer coisa que quiserem! Eles também aprenderão a importância de gastar com um orçamento limitado.

3. De uma mesada

Dar uma mesada proporciona aos filhos uma experiência direta com o dinheiro. Eles aprendem as recompensas de gastar e economizar cuidadosamente e os riscos de tomar decisões impulsivas sobre gastos. E esses riscos são muito menores do que mais tarde na vida! As crianças também apreciam coisas que podem comprar com seu próprio dinheiro. 

Se você está se perguntando qual valor dar, saiba que não há regras rígidas. Alguns pais optam por dar um R$10,00 para cada ano da idade da criança. Outros pais baseiam a mesada de seus filhos no trabalho que fazem em casa: como limpar o quintal, cuidar dos animais domésticos ou cuidar dos irmãos mais novos. Alguns pais  deixam os seus filhos responsáveis por pagar algumas de suas próprias despesas, como roupas, videogames ou ingressos para o cinema e, estabelecem um valor de mesada com base nisso.

Seja qual for o valor que você decidir, lembre-se de que ele se tornará uma despesa fixa para você considerar no seu orçamento familiar. Faça funcionar para você e seu filho.

4. Divida o dinheiro em categorias

Seu filho pode ter mais de um cofrinho, ensine a ele sobre o que é cada categoria e como ele pode usar o dinheiro em cada uma delas.

Cada vez que você dar a mesada, converse com ele sobre como ele vai planejar as categorias. Coloque o cofrinho ao lado da lista de desejos do seu filho para que seus objetivos de gastos e economia sejam claros para ele.

5. Envolva os seus filhos em compras importantes

Decidindo para onde ir nas férias? Comprando um novo eletrodoméstico? Inclua seus filhos no processo e peça que ajudem na pesquisa. Você pode mostrar a eles os fatores que influenciam a tomada de decisão e fazer com que eles ajudem a comparar as opções antes de fazer a compra. Eles ficarão orgulhosos de saber que ajudaram na pesquisa para tomar a melhor decisão para toda a família. 

Conclusão, ensinar as crianças sobre Educação Financeira pode ser mais fácil do que pode parecer. Só é preciso um pouco de planejamento, um pouco de paciência e um pouco de criatividade. Depois que seu filho aprender o básico sobre finanças, você pode aumentar suas responsabilidades financeiras aumentando a mesada e ajudando ele a abrir uma poupança e uma conta corrente. Essas lições ajudarão seu filho a desenvolver uma atitude saudável em relação ao dinheiro à medida que se tornarem adultos.

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?
Deixe um comentário.




Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo