Empreendedorismo
Tendência

5 maneiras para motivar os colaboradores

Por: Fernanda Melo

Um dos grandes desafios do departamento de recursos humanos é como motivar os colaboradores desmotivados em uma empresa. 

Uma equipe motivada é imprescindível para o sucesso de qualquer organização. Todos sabem que colaboradores motivados são mais produtivos e consequentemente melhora do clima organizacional.

Portanto, neste post, selecionamos 5 maneiras para você entender como motivar os colaboradores desmotivados. Compreenda: 

1. Estimule a equipe nas tomadas de decisões

Quando um gestor envolve a equipe nas decisões do setor, acontece um aumento de responsabilidades e, com isso, há um estímulo para um papel mais ativo dentro da empresa. Dessa maneira, o gestor promove um ambiente de gestão participativa em que a equipe faz parte da tomada de decisão.

2. Proponha metas de acordo com a habilidade da equipe

Uma das maneiras de motivar os colaboradores desmotivados é propondo metas de acordo com a habilidade  de cada membro da equipe. Isso é importante, pois, quando as metas são estabelecidas aquém da habilidade do colaborador, ele pode alcançar o objetivo sem muitos esforços ou desafios. Isso o torna acomodado.

Por outro lado, propor uma meta muito além das condições do colaborador pode ser frustrante, uma vez que, além de não conseguir o resultado esperado, ele também vai sofrer com as cobranças. Em ambas as situações, valem o bom-senso e uma observação criteriosa de cada membro da equipe.

3. Reconheça pelo bom trabalho

Outra questão que pode deixar os colaboradores desmotivados é provocar a sensação de que não são reconhecidos pelo trabalho executado.

Nessa situação, eles se veem paralisados diante da possibilidade de desempenharem um bom trabalho, o que inibe a inovação e o esforço para ir além.

Algumas maneiras de recompensar os colaboradores são:

  • Plano de carreira;
  • Elogios em público;
  • Gratificação em dinheiro;
  • Folga;
  • Premiações.

4. Escute os feedbacks

Fazer um levantamento para ouvir os feedbacks dos colaboradores é imprescindível para estudar formas de gerar motivação.

A partir disso, é possível identificar problemas relacionados à rotina de trabalho e, a partir da voz dos próprios colaboradores, fatores que podem contribuir para a promoção do engajamento.

5. Promova capacitação

Afinal de contas, promover capacitação aos colaboradores é uma possibilidade de evitar a zona de conforto uma vez que estarão diante de novas informações, técnicas e ideias que podem ser aplicadas no dia a dia.

De uma forma geral, descobrir como motivar colaboradores desmotivados é uma tarefa que vai trazer inúmeros benefícios para a empresa e para o colaborador, afinal, com mais alegria e disposição, sua produtividade e até a sua saúde e o seu bem-estar ficarão melhores.

E aí, gostou desse assunto? Que tal, então, acessar nosso post sobre modelos de empreendedorismo? Boa leitura!

Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo