Educação Financeira
Tendência

6 passos simples para alcançar o primeiro milhão

Por | Andreia Lima

O que você faria com 1 milhão de reais? 

Se você é daquelas pessoas que acreditam que só é possível ficar milionário licitamente no nosso país herdando uma fortuna ou ganhando na loteria, saiba que essa é uma visão equivocada.

É possível, sim, alcançar 1 milhão de reais mesmo ganhando pouco. Mas antes de mais nada é preciso deixar claro que, apesar de possível, essa não é uma tarefa fácil e vai depender muito do seu esforço.

Apesar da desvalorização da nossa moeda, alcançar o primeiro milhão ainda é visto como uma etapa na construção dos sonhos de grande parte das pessoas.

Se entrarmos na calculadora do cidadão do banco central, vamos conseguir entender melhor como se deu essa desvalorização da moeda ao longo do tempo. 

De qualquer forma, essa marca do primeiro 1 milhão continua sendo perseguida, independente do seu poder de compra nas datas atuais, pois ela continua sendo um marco na vida dos investidores. 

Esse valor pode representar, por exemplo, uma oportunidade para empreender em algo que signifique muito para você.

Ou, caso essa quantia esteja no mercado financeiro, ela acaba marcando sua entrada no rol de investidores qualificados, que são aqueles investidores que possuem aplicações financeiras em valor igual ou superior a 1 milhão de reais. 

Existem alguns fundos que estão disponíveis somente para esse tipo de investidor. 

Separamos um link para que você possa entender melhor as vantagens de ser um investidor qualificado.

Mas será que quem está em busca desse feito pode encontrar um caminho mais fácil adotando estratégias simples? 

É isso que vamos mostrar abaixo.

1 – Estabeleça metas e prazos para alcançar seu primeiro milhão

Provavelmente você já deve ter escutado esse conselho, mas de fato, um dos principais segredos para alcançar o seu primeiro milhão é, sem dúvida, ter disciplina e foco.

Desta forma você perde menos tempo na hora de definir sua trajetória.

Quando não temos clareza do porquê estamos fazendo algo, ficamos sujeitos a distrações.

Defina metas de curto, médio e longo prazo, pois isso te possibilita ter mais clareza quanto às estratégias e te permite ousar e ser mais flexível quanto aos caminhos a percorrer para alcançar seu primeiro milhão.

Pense que tendo um ponto de partida (sua realidade atual) e um ponto de chegada (seu futuro desejável), o caminho é sempre uma construção.

Mas, claro, pense no futuro sem esquecer o presente. Abrir mão da sua qualidade de vida, saúde física ou mental não é sustentável. Lembre-se que construir um futuro tranquilo só fará sentido se você for capaz de desfrutá-lo.

2 – Livre-se das dívidas 

Sabemos que nem sempre é possível começar a busca do seu primeiro milhão com a vida financeira totalmente tranquila, mas ser inflexível às dívidas é imprescindível. 

Porque as pessoas com dívidas se tornam muito vulneráveis aos acontecimentos externos. 

Dados do Banco Central mostram que, em novembro de 2021, 19,13% dos clientes que usam o retroativo tinham atrasado o pagamento em 15 e 90 dias.

Para se ter uma ideia, o percentual é praticamente o dobro do visto um ano antes, quando estava em 9,68%. 

Afinal, os juros são valores que você deveria utilizar a seu favor para enriquecer, não o contrário.

3 – Aprenda a poupar de verdade

Não podemos falar de um bom planejamento financeiro sem a premissa básica que é: gaste menos do que você ganha.

Isto é, quanto mais dinheiro economizado, mais rápido você chegará ao seu primeiro milhão.

Pode parecer óbvio, mas dados mostram que o índice de pessoas que poupam dinheiro no nosso país é muito baixo: cerca de 90% dos brasileiros não guardam dinheiro para a aposentadoria.

Identifique como manter um padrão de vida satisfatório gastando menos do que recebe. O importante é criar essa margem para ter recursos a serem destinados aos seus investimentos.

Converse com a sua família e façam juntos um orçamento doméstico. Analisem oportunidades de economizar mais em casa.

Pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar bastante no valor das contas. No final do mês, os resultados serão nítidos. 

4 – Invista seu dinheiro de forma inteligente e constante

Antes de mais nada, é preciso saber que investir é fundamental para alcançar seu primeiro milhão de reais. 

Se você está começando do zero, existem investimentos rentáveis a partir de R$30,00. 

Por exemplo, o tesouro direto.

Tente manter os investimentos mesmo que o ambiente não pareça propício, pois acontecimentos externos sempre vão existir.

Também não podemos esquecer que ter uma carteira de investimentos diversificada é a chave para chegar no seu primeiro milhão. Desta forma você diminui os riscos de perda e melhora a rentabilidade do seu dinheiro.

5 – Gere renda extra e tenha foco no primeiro 1 milhão

A renda extra é uma das maneiras de chegar mais rápido ao seu primeiro milhão. Desta forma você terá mais dinheiro disponível para poupar.

Não se limite ao salário que você recebe todo mês. Pense em novas alternativas que possam te proporcionar um dinheiro extra. 

Mas lembre-se:  O dinheiro adquirido tem o objetivo de aumentar seu patrimônio. 

Por isso, cuidado para não aumentar seu custo de vida e perder o foco.

Tente sempre unir investimentos com rendas extras. 

6 – Invista em conhecimento 

Não é preciso dizer que o conhecimento é um grande aliado quando se trata de alcançar objetivos, não é mesmo? Com ele, você estará mais preparado para fazer boas escolhas.

Nos últimos anos, com a ajuda do avanço da internet, temos muitos conteúdos voltados para a educação financeira alcançarem cada vez mais pessoas. 

Contudo, isso ainda não foi suficiente para que o nosso país atingisse bons índices de educação financeira, segundo aponta a pesquisa S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey. O resultado coloca o Brasil na 67ª posição entre os 143 países analisados.

Em suma, a educação financeira é o melhor caminho para você alcançar o tão sonhado  milhão e formar um patrimônio consistente.

Gostou desse conteúdo? Confira outros artigos da DSOP: Educação Financeira para iniciantes: tudo o que você precisa saber e Conheça seu “eu” financeiro Também disponibilizamos um vídeo completo de como nosso CEO Reinaldo Domingos que  hoje é PhD em educação financeira, educador e terapeuta financeiro, conquistou o seu primeiro milhão. CONQUISTE seu 1º MILHÃO com Atitude e Segurança – Como fiquei Milionário e Continuo Sustentável!

2 Comentários

  1. Parabéns aos conteúdos publicados… Estou estudando de modo a entender melhor sobre educação financeira pois, os conteúdos de vocês são de linguagem simples e que falam diretamente com a minha realidade… também vejo outros conteúdos mas… Vocês resgatam praticamente uma retomada de disciplina, foco e determinação para q ao menos possamos sair da mesmice de só desejar ter uma situação melhor… É praticamente “por a mão na massa” e ver gradativamente a nossa situação financeira melhorar de fato e começar a ter consciência de que é a gentemesmo q pode mudar nossa classe social com atitudes simples e tangível para migrar de uma classe social para outra sem o fadado diagnóstico de que nasceu “pobre vai permanecer “pobre… VALEU galera pelo incentivo de fazer o que é certo colocando o dinheiro para fazer trabalhar a nosso favor…

    1. Ficamos feliz em ter a oportunidade de esclarecer um assunto tão importante como esse.

      Um abraço, agradecemos o carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo