Vídeos
Tendência

Abrir seu próprio negócio é uma boa?

Muito se falou sobre ter o próprio negócio nos últimos tempos. Seja por conta de uma necessidade ou pela vontade de ser o próprio chefe, essa decisão exige muito planejamento. E é por isso que hoje vamos te mostrar os prós e contras de abrir seu próprio negócio. 

Por | Andréia Lima 

Quem nunca pensou em ter um negócio próprio e conquistar a tão sonhada autonomia no trabalho, não é mesmo? 

Muito tem se falado sobre empreendedorismo no Brasil nos últimos tempos, mas como saber de fato se esse é o melhor caminho para a sua  saúde financeira? 

Antes de mais nada, é preciso entender os possíveis motivos para esse fenômeno, já que empreender não é simplesmente abrir uma empresa, é uma oportunidade que vem com muitos riscos e desafios.  

Um dado importante a ser analisado é a taxa de desemprego no Brasil, que ficou em 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro. 

A falta de trabalho já atinge 12 milhões de brasileiros e o crescimento do número de ocupados mostra interrupção, segundo divulgado no mês passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ter recuado em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2021 (11,6%), a taxa ficou estável frente à divulgação anterior, do trimestre encerrado em janeiro, quando o número de desempregados também foi estimado em 12 milhões.

Esses dados sobre o desemprego e a crise econômica no Brasil podem apontar um dos principais fatores do aumento do empreendedorismo, que acontece especialmente por necessidade.

Ou seja, abrir um negócio próprio não é só um sonho, mas a única saída para alguns brasileiros.

Seja como for, abrir o próprio negócio, em geral, envolve muitos benefícios para o profissional, mas também traz muitos riscos e incertezas. Agora vamos descobrir se abrir seu próprio negócio é realmente uma boa. 

Quais as vantagens em abrir seu próprio negócio

Como já mencionamos, autonomia com certeza é um dos maiores benefícios em ter seu próprio negócio. 

Quando você empreende em um negócio físico ou pela internet, existe a vantagem de ser seu próprio chefe e alcançar a tão desejada liberdade no trabalho.

Poder organizar as próprias regras, tarefas e atividades de acordo com seu ritmo de trabalho, preferências e disponibilidade com certeza é uma delas.

Ser seu próprio chefe permite que você descubra o processo de trabalho ideal e aprenda algo que talvez nunca imaginou fazer.

Outra grande vantagem que se tem quando se empreende e cria seu próprio negócio é poder escolher seus horários de trabalho e combinar a vida pessoal, familiar e profissional.

Mas muita atenção nessa parte! Pois isso é algo que deve ser feito com muito cuidado, para que o fato de não ter um horário rígido a cumprir te faça colocar outras atividades como prioridade e acabe deixando o trabalho de lado. 

Nesse sentido, sugerimos que você aproveite essa flexibilidade de uma forma inteligente e aprenda a administrar muito bem seu tempo para priorizar as atividades de acordo com seus objetivos.

Afinal, quais desvantagens podem existir ao se ter um negócio próprio

Apesar de todas as vantagens, não podemos esquecer que quando se tem o próprio negócio os riscos e as responsabilidades são muito maiores. 

Quando se é dono do próprio negócio, toda a responsabilidade recai sobre você.

A diferença entre ser um funcionário de uma empresa e ser o dono de um negócio é enorme. 

No primeiro caso, você só precisa se preocupar com suas próprias responsabilidades e atividades, enquanto no segundo caso, você deve estar a par de todas as áreas da empresa.

Por esse motivo é muito importante que se prepare bem antes de empreender, especialmente na parte financeira, acadêmica e psicológica.

Outro ponto a se observar é que quem empreende não só não tem um horário fixo, mas também pode ter que trabalhar muito mais horas do que em um emprego convencional.

Em outras palavras, ter um negócio próprio pode ser muito estressante e o medo de não vender o suficiente para pagar contas é praticamente inevitável.

Nesse sentido, como já mencionamos, o conselho é que se prepare financeiramente antes de investir no próprio negócio, especialmente para que, pelo menos, consiga cobrir suas necessidades básicas enquanto o negócio não começa a dar lucro.

Podemos dizer que sempre existirá o risco de que o negócio não dê certo, que você perca dinheiro e que tenha que voltar a procurar um emprego convencional.

Por isso, estar preparado para essa tarefa é essencial para que você se torne um empreendedor de sucesso.

Gostou do conteúdo? Separamos um vídeo com mais detalhes sobre as diferentes formas de empreender, além de todas as informações necessárias antes de abrir o seu próprio negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo