Artigos

Ano novo, vida nova, com educação financeira!

Mais um ano se passou e o tema Educação Financeira continua, cada vez mais, em pauta, não só na mídia, como também no dia a dia dos brasileiros. Que tal, então, colocarmos em prática os passos da Metodologia DSOP, começando agora mesmo, para ter um ano novo melhor, com mais realizações e dinheiro no bolso?

Para relembrar, o primeiro passo é anotar, durante 30 dias, cada gasto, separando por categoria (alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.). O segundo é relacionar os sonhos individuais e coletivos – no caso das famílias. No entanto, para que isso seja possível, é importante não ser somente um consumidor passivo, que assiste às propagandas e passa a achar que precisa daquele produto anunciado. Priorize os seus objetivos!

Se você consumir sem controle e, ainda, parcelar todas as compras, será muito difícil atingir suas metas. Antes de comprar, pare e faça a você mesmo a seguinte pergunta: “Eu preciso disso nesse momento?”. A autoconsciência nos leva, muitas vezes, a desistir de adquirir o produto em questão. Depois disso, é hora de colocar em prática o terceiro e o quarto passos: Orçar e Poupar. Analise seus sonhos e descubra qual quantia deve ser poupada, para, então, saber por quanto tempo o dinheiro deve ser investido.

O principal aspecto que precisa ser bem entendido é que a mudança depende de você. Não adianta agir da mesma maneira sempre, esperando que as coisas mudem por si só. E quem acompanha o blog sabe que precisa mudar a maneira de como se faz um orçamento financeiro, priorizando os sonhos e não as despesas. Ou seja: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos, e não mais como a maioria sempre fez: Ganhos (-) Gastos = Lucro/prejuízo.

Começando agora, é possível ter uma vida financeira saudável e sustentável. Não há nenhum problema em consumir, mas é preciso ser um consumidor consciente, que planeja, poupa antes de gastar, se preocupa com uma aposentadoria tranquila e, claro, prioriza os seus objetivos de vida. Desejo a todos um feliz 2015!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo