Artigos

Aprenda a poupar dinheiro em três passos

É comum ouvir reclamações de que não sobra dinheiro no final do mês, o que pode ser um reflexo da compulsividade pelo consumo. O endividamento é certo se a pessoa se deixar levar pelas propagandas e pelo crédito facilitado, com limites exorbitantes e muito acima de seu ganho mensal. Frente a esse cenário, como poupar?

Poupar

Primeiro passo: tenha um objetivo

Defina seus sonhos de curto, médio e longo prazo e sempre que for pensar em comprar algo, se faça esta pergunta: “esta compra vai me aproximar do meu objetivo ou me afastar dele?”. Se for lhe afastar do seu objetivo, se afaste da compra enquanto é tempo. Em comparação a vontade de realizar sonhos, a vontade de comprar costuma ser superficial.

Segundo passo: reduza o limite de seu cartão de crédito ou cheque especial

A soma do limite de seus cartões de crédito e cheque especial não pode ultrapassar 40% do seu ganho mensal. Se estiver acima, cuidado, pois é provável que a consequência seja o endividamento. Peça que seu gerente que baixe seu limite, assim conseguirá poupar.

Terceiro passo: compre de forma consciente

Antes de qualquer compra, faça no mínimo três orçamentos, para pagar o menor preço. A pressa é inimiga número um da educação financeira. Crie o habito de pagar à vista bens consumíveis, como alimentos, roupas e combustível, deixando para parcelar as compras mais caras.

Sempre que pagar à vista, peça descontos. Em alguns estabelecimentos, ele pode chegar a 50% do valor. Evite comprar pela marca, e sim pela qualidade do produto e lembre-se que experimentar outras marcas é algo que pode lhe trazer grande economia. O valor economizado nas compras deve ser poupado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo