Quando se pensa em educação financeira a primeira recomendação que se deve fazer é esquecer conceitos complexos, deixar de lado planilhas e cálculos intermináveis que por muito tempo, acompanharam este tema e outros relacionados, como é o caso de finanças pessoais. Educação financeira é muito mais que isto, é mudar o comportamento com que se lida com o dinheiro para que realizar sonhos materiais.

Consumo consciente

A educação financeira é um conhecimento que possibilita o consumo consciente e a oportunidade de poupar com finalidades preestabelecidas, com isso se reverte uma ideia que por muito tempo imperou de que as pessoas devem adequar seus sonhos ao que ganham, revertendo isso para que as pessoas adequem o que ganham aos seus sonhos.

Então, resumidamente, educação financeira é um tema comportamental de como utilizar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Planilhas, matemática, cálculos são importantes ferramentas para administrar o dinheiro, mas é fundamental entender que apenas estas ferramentas não mudam o comportamento de uma pessoa, é preciso focar nos hábitos e costumes, por esse motivo ao longo de minha vida desenvolvi a Metodologia DSOP de Educação Financeira que contempla quatro passos (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), seguindo os mesmos é a certeza de alcançar a sustentabilidade e autonomia financeira.

Desenvolvendo novos hábitos

Os consumidores precisam desenvolver novos hábitos. É importante primeiro poupar e depois investir, saber onde investir, quais os investimentos que trazem mais rentabilidade com maior segurança é um ponto importante, mas imprescindível mesmo é entender mais do que isso, é preciso definir quais são os sonhos e desejos individuais e da família. Priorizá-los antes de sair gastando. Este é o segredo da saúde financeira que a Metodologia DSOP proporciona.

Quem aplica somente pelo desejo de aplicar é quase certo que este dinheiro em um determinado momento será gasto sem qualquer critério, já quem guarda dinheiro para os sonhos é a segurança de realizar os verdadeiros desejos.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.