Casar é somar energias, trocar, respeitar o outro e tolerar, mas e quanto ao dinheiro de um e do outro, como fica? Qual a melhor opção: dividir os gastos de casa ou juntar os dois ganhos e fazer um único orçamento financeiro? Independente da decisão, o que importa é que haja comprometimento com o que for decidido. Tudo começa com uma boa reunião familiar, colocando na mesa o que se ganha, o que se gasta e, principalmente, o que se quer realizar, sejam sonhos de curto, médio ou longo prazo.

Pensando no sonho do casamento, é preciso conhecer o seu valor e tempo, como ensina a Metodologia DSOP de Educação Financeira. É necessário colocar no papel os passos que deverão ser percorridos, isto porque os passos envolvem investimentos financeiros.
Segue abaixo 10 dicas para que um casamento tenha sucesso:
1. Investir no futuro do relacionamento é também pensar nas finanças pessoais;
2. Os noivos devem se reunir para planejar os passos do casamento, pelo menos, 24 meses antes e também planejar a vida futura a dois;
3. Analisar o padrão de vida que o casal tem; na maioria das vezes, é necessário ajuste neste ponto, pois pode gerar desavenças;
4. Definir o local de moradia e suas instalações e levantar o custo de vida da nova moradia;
5. Definir os sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazos, respeitando os sonhos individuais e os em conjunto;
6. Planejar quando quer ter o primeiro filho e quanto terá que investir;
7. Elaborar um orçamento financeiro, contemplando todos os eventos pré e pós-casamento;
8. Definir o valor do investimento a ser alocado no casamento e lua de mel;
9. Definir quanto de dinheiro guardará para que pague tudo à vista e, de preferência, com desconto;
10. Não se esquecer de planejar a independência financeira do casal (aposentadoria).

Fonte: //www.infomoney.com.br/blogs/financas-em-casa/post/2754531/orientacoes-para-casamento-feliz-financeiramente

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.