Os filhos querem sempre oferecer o melhor na hora de presentear suas mães, não é à toa que o dia dedicado a elas é o segundo melhor para o comércio (em primeiro está o Natal). Pesquisas recentes revelam, no entanto, que o desejo delas tem mudado nos últimos tempos, ficando mais caros e ocasionando a necessidade de maiores cuidados financeiros.

Hoje, os presentes mais procurados são aparelhos eletrônicos, como smartphones, notebooks, tablets, câmeras e televisões. Um notebook, por exemplo, custa, em média, entre R$600 e R$2.000, ou seja, quando for comprar, o ideal é entender as reais necessidades da mãe, a fim saber qual o modelo mais adequado, e pesquisar preços tanto em loja virtual quanto em física.

Um cuidado a ser tomado é com os parcelamentos, sempre tente pagar à vista, para obter descontos e não comprometer as contas mensais no futuro. Mas, se isso não for possível, só assuma compromissos que consiga cumprir e não esqueça de inserir esses valores no orçamento dos próximos meses.

Se a opção for presentear com um desses eletrônicos, deve-se pensar, ainda, nos custos além do valor do aparelho. Um smartphone, por exemplo, para que todas as suas funções possam ser utilizadas – ligações, internet, SMS –, é necessário um gasto mensal, seja pela opção de pré-pago ou pós-pago. Será que a mãe poderá arcar com isso?

Voltando aos filhos, se não há uma quantia reservada, especialmente para essa data, é melhor escolher algo em conta, para não correr o risco de comprometer o orçamento financeiro e entrar em dívidas, planejando um presente melhor para outras datas comemorativas, como aniversário ou fim de ano. Uma ideia de presente, que também está sempre na lista de desejos das mães são os cosméticos.

Os produtos destinados à beleza fazem sucesso, principalmente, entre o público feminino e, muitas vezes, não são tão caros. Cremes, perfumes e maquiagens são itens utilizados por elas diariamente e, por isso, são escolhas certas na hora de presentear. Mas, tenha certeza dos produtos e marcas que ela usa.

Artigos de vestuário também são ótimas opções para dar no Dia das Mães, já que há muita oferta no mercado. Peças de qualidade (que são mais duráveis) podem ser encontradas por bons preços. Neste caso, boas dicas são pesquisar com a mãe quais as reais necessidades e procurar saber o número que veste e as preferências.

Para finalizar, ressalto que as mães merecem o melhor, mas o mais importante mesmo é estar perto, confraternizando essa data tão especial. Para elas, o melhor presente é ter a família bem, saudável e estável com todas as saúdes, dentre elas a financeira.

Fonte: //www.infomoney.com.br/blogs/financas-em-casa/post/2765213/presente-dia-das-maes-deve-caber-bolso

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.