Quem não quer ter dinheiro? A pergunta é retórica, no entanto, a maioria das pessoas não compreende que, querer não é poder e muito menos merecer. É preciso entender que, para se ter dinheiro, é preciso diagnosticar sua vida financeira, priorizar os seus sonhos e, claro, poupar.

É normal ir ao shopping, se encantar com algum produto e comprá-lo, mesmo que a aquisição não estive nos planos. No entanto, esse não é o problema maior. Uma extravagância ou outra todo mundo faz; o fato é que essa prática não pode virar rotina.

Sendo assim, procure educar-se financeiramente. Saiba para onde vai cada centavo do seu dinheiro, anotando tudo o que você gasta no mês, separando por categorias (Combustível, Gorjetas, Guloseimas, Restaurante, etc.). Assim, ficará mais fácil avaliar se/onde está ocorrendo excessos e, assim, cortá-los.

Em relação aos sonhos, relacione, no mínimo, três: de curto (até um ano), médio (de um a dez) e longo prazos (acima de dez anos). Com objetivos bem definidos, fica mais fácil resistir à tentação de consumir algo que possa comprometer o seu orçamento financeiro.

Lembre-se sempre de que uma compra impulsiva pode levar ao endividamento – e até à inadimplência –, que facilmente se tornará uma bola de neve, transformando seus sonhos em verdadeiros pesadelos. Abordo esse tema no meu livro Eu mereço ter dinheiro! (Editora DSOP), escrito especialmente para as mulheres.

Elaborei algumas dicas sobre o assunto:

• Antes de comprar qualquer produto, analise se essa compra não afetará seus compromissos financeiros futuros;

• Reveja se o produto em questão irá agregar na sua vida;

• Pesquise, pois com certeza encontrará esse produto com menor preço em outra loja;

• Avalie se precisa do produto naquele momento ou se pode deixar para depois.

Se estiver com o orçamento apertado, aconselho que nem passeie no shopping ou experimente o produto. Se fizer, você estará se autossabotando e correrá o risco de comprar, mesmo sem ter o recurso, fazendo dívidas no cartão de crédito, que geram juros altíssimos.

Parece difícil resistir, mas garanto: um pouco de sacrifício hoje pode garantir muitas realizações no futuro.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.