O Dia das Crianças está chegando. Alguns vão dizer que ainda falta um mês e está cedo para pensar nisso. Grande erro! Quanto antes se planejar para comprar os presentes das datas comemorativas, melhor, pois tem mais tempo de guardar dinheiro e pesquisar preços.

O mercado de brinquedos e games fica em alta e a concorrência é grande, o que é bom, já que quanto maior a variedade de lojas – físicas e virtuais –, mais chance de encontrar um valor melhor e conseguir descontos. Mas, se nem os pais, muitas vezes, pensam assim, como ensinar essa prática aos filhos?

É preciso fazer dessa ocasião um momento de mudança de comportamento. Pais, procurem se informar e se educar financeiramente. Transmitir esse tipo de conhecimento às crianças é de extrema importância para formar uma sociedade futura mais consciente de seus atos.

Uma ideia bacana é presentear os filhos com um livro sobre o assunto, com linguagem didática e lúdica, que mexa com a criatividade deles. Outro presente que estimula a prática de hábitos saudáveis com relação ao uso do dinheiro são os cofrinhos, assim como falo no meu livro O Menino, o dinheiro e os três cofrinhos, que faz parte da coleção O Menino e o dinheiro (Editora DSOP).

Isso não impede de que se compre algo que a criança queira. Basta conversar com ela, explicar a situação financeira e negociar um presente que esteja na lista de desejos e, ao mesmo tempo, caiba no orçamento da família. Dê o exemplo dentro de casa, pois isso facilita o entendimento e reflete no comportamento dela no futuro.

Aproveite também a data para ensinar outra coisa aos pequenos: a ter sonhos. Explique o quão importante é sonhar, mas que é preciso correr atrás para realizá-los, e, no caso dos materiais, significa saber exatamente quanto custam e quanto poderá poupar por mês.

Compre três cofrinhos e peça para que eles relacionem três desejos: um de curto prazo (até um mês), outro de médio (até seis meses) e outro de longo prazo (até um ano). Transforme o momento numa brincadeira e faça com que eles desenhem os sonhos. Cole cada um em um porquinho e diga que, quando conseguirem o valor referente àquele sonhos, eles poderão abrir para comprar.

Desejo a todos um feliz Dia das Crianças de muitas brincadeiras e momentos agradáveis, claro, sempre buscando praticar ao máximo a educação financeira!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.