O Dia das Crianças está chegando e muita gente ainda não sabe o que vai dar de presente, não é verdade? Apesar de ser um erro, pois indica falta de planejamento, saiba que ainda dá tempo de agir corretamente, presenteando seus filhos, sem precisar se endividar.

A primeira coisa a se fazer é ter a noção exata de sua situação financeira. Faça um diagnóstico, sabendo quais são seus ganhos e suas despesas, para não ter surpresas desagradáveis no final do mês, quando as faturas chegarem. Feito isso, é hora de fazer as contas e ver quanto poderá gastar em um presente.

Sempre queremos dar o melhor às crianças, é claro, mas é preciso respeitar o padrão de vida, tentando juntar o útil ao agradável, ou seja, algo que os pequenos vão gostar e que, ao mesmo tempo, caiba no orçamento familiar, sem causar problemas futuros.

Feito isso, é hora de perguntar às crianças o que elas gostariam de ganhar. Se for algo mais caro do que o valor que os pais estipularam, conversem com elas e explique a realidade. Acreditem, elas compreendem melhor do que imaginamos, basta falar de maneira simples, mostrando que não é por falta de vontade.

Então, peçam para que pensem em outro presente que também as deixariam felizes. Decidido isso, é só pesquisar preços, tanto pela internet como em lojas físicas. O melhor, claro, é comprar à vista, pois não compromete o orçamento financeiro dos meses seguintes e a chance de conseguir bons descontos é maior.

Uma boa ideia, caso vocês não tenham se planejado para essa data e estejam com os ganhos comprometidos esse mês, é programar uma viagem para o final do ano. Se quiserem e puderem, deem uma lembrancinha agora, para não passar em branco, afinal de contas, são crianças. Recomendo um livro infantil sobre educação financeira da minha coleção O Menino do Dinheiro (Editora DSOP), pois, assim, elas poderão entender, de forma lúdica, que o dinheiro serve para realizar sonhos materiais, compreendendo melhor a situação.

Conversem com os filhos sobre a viagem e digam que vai fazer parte do presente de Dia das Crianças. Deixem que eles participem de tudo, desde a escolha do destino até a procura de hotéis e passeios que poderão fazer. Além de não acumular as despesas, essa é uma forma de a família estar mais unida. Feliz Dia das Crianças!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.