Hoje (15), é comemorado o Dia do Professor, aquele responsável por ensinar desde a escrever e ler as primeiras palavras até a pensar de forma crítica sobre as questões mundiais. A profissão é tão importante que não dá para mensurar o bem que ela faz para o desenvolvimento de uma sociedade.

Como se não bastasse todo o papel que sempre desempenharam, os educadores, ultimamente, têm agregado mais uma função essencial: transmitir conhecimentos de educação financeira. Sabemos que essa é uma lacuna grande, uma vez que nós não tivemos contato com esse assunto – muito menos as gerações anteriores.

Centenas de escolas espalhadas por todo o país já o Programa DSOP de Educação Financeira, se antecipando a iniciativas como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e o projeto de Lei 171/09, que tramita no Senado e obriga as escolas públicas e privadas a inserirem Educação Financeira em sua grade curricular.

Com o Programa, as instituições garantem um material didático e paradidático completo e de qualidade, para todos os ciclos – do Ensino Infantil ao Médio (com planos de aula voltados para o Enem). Além disso, os professores são capacitados para ensinarem sobre o tema, pois, se eles não souberem aplicar em suas próprias vidas, como transmitirão o conhecimento?

Os colégios também são habilitados a educar financeiramente as crianças e jovens e os pais recebem uma palestra para se informarem sobre o assunto e ajudarem com a continuação da aprendizagem fora do ambiente escolar. Como se pode ver, o ensino da Educação Financeira nas instituições de ensino atingem diversos públicos de uma só vez – corpo docente, pais, estudantes e a comunidade no geral.

O professor, então, tem o papel de fazer as crianças entenderem que o dinheiro é meio e não fim, ou seja, é por meio dele que conseguimos conquistar nossos objetivos materiais, e incentivá-los, inclusive, a ter sonhos, pois, hoje em dia, as pessoas estão deixando essa questão tão importante de lado.

Nessa data especial, além de parabenizar, convido todos os professores a conhecerem nossas coleções didáticas e paradidáticas de educação financeira e, dessa forma, darem continuidade ao trabalho maravilhoso que vocês fazem para formar gerações cada vez mais conscientes, saudáveis e sustentáveis, em todos os âmbitos da vida. Parabéns!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.