Mesada é um assunto muito discutido pelos pais; se devem dar, quando dar e quanto dar. Vamos conversar um pouco para desmistificar esse tema e ajudar os adultos a se educarem – uma vez que a nossa geração não foi ensinada – e educar financeiramente as crianças.

Primeiro de tudo, reconheça a relevância dessa prática na rotina, até porque, não é possível passar um conhecimento que não se tem, certo? Entendido isso, é hora de buscar informação sobre educação financeira, em cursos, palestras e livros, como Terapia Financeira (Editora DSOP), de minha autoria.

A partir daí, é importante dar o exemplo em casa, sempre se planejando, seguindo o orçamento e respeitando o padrão de vida. Assim, fica mais fácil ensinar as crianças a respeitarem o dinheiro que passa por suas mãos e a administrarem-no para a realização de sonhos.

Para incentivar esse aprendizado, a mesada – ou semanada – possui um papel muito importante. Com calma e maneira apropriada, é possível fazer com que crianças a partir dos três anos já comecem a ter uma noção básica de educação financeira. Para isso, escrevi a coleção O Menino e o Dinheiro (Editora DSOP), que educa financeiramente as crianças com linguagem voltada para cada faixa etária.

No entanto, a prática de oferecer dinheiro aos pequenos – seja mensalmente ou semanalmente – deve ser deixada para mais tarde, por volta dos sete anos. Sobre o valor a ser dado, o ideal é que os pais saibam exatamente quanto liberavam antes aleatoriamente aos filhos e deem metade dessa quantia. Acreditem, eles já vão achar que é um bom dinheiro, uma vez que não possuem muita ideia do quanto custam aos pais.

Logo que decidirem dar, sentem com as crianças e expliquem exatamente o que estarão fazendo e o motivo. Façam eles refletirem quais são os seus sonhos de curto (até um mês), médio (até seis meses) e longo prazos (até um ano) e incentivem-nas a pouparem para eles.

Parece uma atitude pequena, certo? Mas, apesar de simples, é muito eficaz na construção de gerações mais conscientes e saudáveis financeiramente. Lembre-se: qualquer educação começa em casa!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.