Muitas famílias possuem animais de estimação, seja cachorro, gato ou passarinho. O investimento é prazeroso, mas pode causar dívidas, se os gastos não estiverem nas finanças pessoais, visto que nossos bichinhos têm que ter sempre um tratamento muito especial, com vacinas, rações importadas, roupinhas, casinhas, entre outros.

Sem dúvida alguma, os bichinhos são objetos de alegria para muitas pessoas, mas temos que observar os gastos para não cairmos em dívidas. Sugiro a todos aqueles que possuem animais e a aqueles que ainda não adquiriram que façam uma pequena lição de casa para suas finanças pessoais.

Faça um diagnóstico financeiro, registrando tudo o que recebe e gasta e, de preferência, até mesmo os pequenos gastos – assim como explico em meu livro Terapia Financeira (Editora DSOP), como rações, xampus, sabonetes, banhos, tosas e vitaminas. Além disso, é necessário estabelecer uma verba para que não ultrapasse, mensalmente, o que irá investir em seu animal e veja se não comprometerá seu equilíbrio financeiro.

Procure ainda reservar algum dinheiro para eventuais necessidades, como uma doença inesperada ou, até mesmo, uma cirurgia corretiva e/ou preventiva. Lembre-se, seu animalzinho irá viver por muitos anos e você deverá estar preparado para uma boa gestão financeira, lembrando que a qualidade de vida dele dependerá sempre de você.

Pesquise a ração e os acessórios indicados pelo veterinário em, pelo menos, cinco lugares diferentes. Saiba que os preços variam muito e você deverá buscar o preço à vista. Cuidado com o preço! Certamente você encontrará este mesmo produto em outro lugar mais barato.

Ter um animalzinho de estimação é uma grande responsabilidade e você deve sempre fazer um bom controle e planejamento das finanças pessoais, para que o mesmo possa ter uma vida saudável e digna.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.