Ultimamente, um grave problema anda acontecendo: as pessoas não possuem mais sonhos. Trabalham, ganham dinheiro e gastam, e, muitas vezes, gastam mais do que ganham. Isso acontece pela falta de educação financeira da população, que não foi ensinada a se planejar financeiramente.

Casa própria, carro, viagens, roupas… Não importa qual seja o seu desejo, o primeiro passo é saber relacionar, no mínimo, três deles e dividi-los em curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). É preciso ter em mente que são eles que nos norteiam e nos dão força para lutar. Falo sobre a importância de sonhar e do planejamento para realiza-los em todas as minhas obras, como no livro Eu mereço ter dinheiro! (Editora DSOP), por exemplo.

Feito isso, é hora de saber exatamente quanto custam os seus sonhos, quanto você poderá poupar mensalmente para eles e, com isso, saber em quanto tempo conseguirá realizá-los. A melhor maneira de responder às últimas duas perguntas é tendo a exata noção do seu orçamento financeiro, ou seja, fazendo um diagnóstico para ter ciência dos ganhos e gastos. Assim, fica mais fácil perceber se está havendo excessos, para poder cortá-los.

Com os números exatos em mãos, pode-se seguir para o próximo passo: saber qual o melhor investimento para cada tipo de sonhos. A escolha da aplicação deve ser feita de acordo com a rentabilidade do investimento, a quantia disponível, o seu perfil de investidor e o seu objetivo. Levar em consideração apenas uma dessas opções pode acabar com as chances de alcançar com êxito os seus objetivos.

Para os sonhos de curto prazo (até um ano), aconselho aplicar em caderneta de poupança, pois se tem a disponibilidade de fazer retirada a qualquer momento, sem necessitar de pagamento de taxas ou ter perda de rendimento. Mas para os de médio prazo, ou seja, que deverá ser realizado no prazo de até 10 anos, o leque de opções se abre.

Recomendo investir em Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos ou Ouro. Nesse caso, o melhor é pesquisar em, no mínimo, três bancos de grande porte. Agora, aos sonhos de longo prazo, que são aqueles em que se projeta para acontecer após o período de dez anos, é interessante o Tesouro Direto, Previdência Privada e ações.

Independente de qual seja o seu sonho – casa própria, carro, viagem, roupa, etc. –, tenha em mente que, fazendo um planejamento, poupando e tendo persistência, é possível realizá-lo!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.