Hoje, estou aqui para falar sobre um assunto de grande interesse: “Como empreender com equilíbrio financeiro”, tema do último volume da Coleção Dinheiro Sem Segredo.

Começo a obra explicando o conceito de empreendedorismo e falando sobre a educação, a economia, os novos negócios e o incentivo a essa prática em nosso país.

Um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento, sem dúvida alguma, é gostar do que faz, o resto, pode ser desenvolvido e praticado. É muito mais fácil você procurar se informar e entender minuciosamente sobre um assunto que você goste, e isso de quebra ainda traz algo que a maioria das pessoas passa a vida toda buscando: satisfação pessoal.

Assim como em qualquer negócio, o foco deve estar nos resultados. Investir na relações humanas , identificar oportunidades, ter perseverança e confiança e buscar o lucro são alguns dos aspectos relevantes nesse processo.

Para quem está pensando em entrar no mundo dos negócios, recomendo contar com o apoio de instituições especializadas, que oferecem cursos para empreendedores, como o Sebrae e a DSOP Educação Financeira.

No entanto, não basta apenas ser um empreendedor, é fundamental que você seja um empreendedor educado financeiramente. Essa é, aliás, uma dica que você deve levar para todos os aspectos da sua vida, tanto o profissional como o familiar.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.