Poucas pessoas se preocupam em como será sua vida após parar de trabalhar. Por isso, o tema do décimo volume da Coleção Dinheiro Sem Segredo é tão importante, no qual ensino, passo a passo, a Como garantir uma aposentadoria tranquila.

Já parou para pensar na seguinte realidade: “E se você viver até 100 anos?” Sabemos que a expectativa de vida do brasileiro aumentou muito nos últimos anos, e, por esse motivo, é necessário que haja maior atenção da população com relação ao assunto.

O que vemos hoje ao nosso redor são homens e mulheres tomados por um sentimento imediatista, ávidos por viver intensamente o dia de hoje. Não é errado querer aproveitar a vida, mas é preciso cuidado, para que, no futuro, não sofra as consequências negativas.

Então, para garantir tranquilidade quando chegar o momento de se aposentar, é preciso uma mudança de comportamento e de consciência. Hábitos como poupar são fundamentais nesse processo. Mesmo quem acredita ganhar pouco, pode descobrir que há como guardar dinheiro.

O INSS é um direito do trabalhador e é importante, mas já sabemos que não é possível sobreviver com apenas esse ganho e, por isso, a maioria dos aposentados precisam continuar trabalhando ou dependem da ajuda financeira de terceiros.

Mas essa situação pode ser evitada, se você começar a se planejar agora, nesse exato momento. No livro, ensino a calcular o número da sua aposentadoria, para ir em busca de sua independência financeira, e incentivo a realização de uma previdência privada.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.