O sexto livro da Coleção Dinheiro Sem Segredo se chama Como gastar menos do que você ganha. Parece óbvio e desnecessário falar sobre esse tema, mas, na realidade, não é. A porcentagem de famílias endividadas e até inadimplentes é alta.

Viver fora do padrão de vida ainda é uma triste realidade. Muita gente gasta o que não tem, seja por impulso ou por influência de amigos e publicidade. Mas peço que tomem cuidado com esse comportamento, pois as consequências são sérias.

Para começar, quero falar da importância de priorizar os sonhos. Muitas pessoas fazem a conta errada, só poupando para os objetivos se sobrar algum dinheiro do salário no final do mês. Esqueçam, pois isso nunca vai acontecer! Recomendo que, a partir de agora, façam a seguinte equação: ganhos (–) sonhos (–) despesas. Dessa forma, você gastará menos do que se ganha e garantirá a realização dos seus sonhos.

Outro ponto que gosto de ressaltar são os pequenos gastos. Muita gente pensa que cafezinhos, balas e lanches, por exemplo, por serem baratos, não comprometem o orçamento. Grande ilusão! São exatamente eles que podem desestruturar a vida financeira, pois são despesas que não costumamos controlar e, somadas, representam uma quantia relevante.

Por isso, é tão importante realizar o diagnóstico financeiro, anotando todos os gastos (até mesmo esses pequenos que comentei), durante 30 dias, dividindo-os em categorias. Assim, consegue-se ter, ao mesmo tempo, uma visão ampla e detalhada das despesas, vendo onde se pode diminuir ou até cortar.

Ao fazerem isso, verão que é possível sim viver com o que se ganha, sem precisar ficar colocando a culpa em propagandas apelativas, nas taxas de juros exorbitantes dos bancos ou na forma como o governo burocratiza tudo.

Quem conhece e controla seus gastos com rigor, é capaz de eliminar suas dívidas, guardar dinheiro e, consequentemente, gastar menos do que ganha, alcançando a tão sonhada independência financeira.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.