Após termos falado sobre tantos assuntos pertinentes à educação financeira, hoje vou abordar o tema do oitavo volume da Coleção Dinheiro sem Segredo: Como ser independente financeiramente.

Diversas questões permeiam essa busca pela tão sonhada independência financeira. Alguns temas parecem impossíveis, como quitar as dívidas ou reduzir o impulso de comprar, por exemplo, mas, após ver os benefícios que essa mudança pode trazer, pode-se ver que vale a pena.

Mas, acredite, com educação financeira, é possível realizar esses e muitos outros sonhos, inclusive o de alcançar um nível financeiro que te permita manter o seu padrão de vida sem precisar trabalhar. Já imaginou poder apenas fazer as coisas por prazer e não por necessidade?

Sabemos que é um árduo caminho até chegar a essa situação confortável, muitas compras e saídas com os amigos são deixadas de lado. As tentações são grandes, mas, quando se tem um objetivo bem definido, o hábito do consumo consciente se torna natural e até prazeroso.

Alcançar a independência financeira significa ter tranquilidade para o resto da vida e, para isso, é preciso ter pleno controle de sua situação financeira, sabendo exatamente quais são os seus ganhos e as suas despesas mensais. Assim, fica mais fácil evitar gastos supérfluos e realizar cada vez mais sonhos.

Lembrem-se: o ciclo do sucesso financeiro, que implica equilíbrio, começa por respeitar o dinheiro que se ganha e por poupar antes de gastar.
Na prática, isso significa ter sempre uma reserva de dinheiro que permita realizar seus sonhos.

Coloquem essa meta para a vida de vocês e comecem desde já a lutar por essa conquista.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.