Em menos de um mês, eu e meu amigo Irani Cavagnoli lançaremos o livro Papo Empreendedor – Uma reflexão essencial para chegar ao topo e ter sustentabilidade nos negócios, na livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista. Nele, reunimos a minha experiência enquanto educador financeiro e empreendedor e a de Cavagnoli como professor, para abordar o empreendedorismo com enfoque na educação financeira.

Iniciar um novo negócio exige muito trabalho, dedicação e uma pitada de talento nato. Por isso, o objetivo da obra é ajudar os leitores a enfrentar diversas dificuldades intrínsecas ao empreendedorismo, por meio de um descontraído bate-papo com seis personagens fictícios e muito diferentes entre si; tudo isso aliado à utilização da aplicação da Metodologia DSOP.

Os três pontos principais que levanto no livro são sobre as qualidades que uma pessoa que pensa em abrir um novo negócio precisa ter. São elas: talento, competência e experiência, sendo que a primeira representa o poder natural de fazer ou agir física, mental, legal, moral e financeiramente para desenvolver e executar um novo negócio ou projeto.

Competência está diretamente ligada a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras. E a experiência, que é um ponto a ser desenvolvido assim que se decide idealizar, desenvolver e implementar um novo negócio ou projeto.

Sobre a utilização da Metodologia DSOP, explico no livro que Diagnosticar significa que o empreendedor deve saber onde está pisando, ou seja, conhecer o ramo do negócio. O segundo pilar – Sonhar – quer dizer que você deve primeiro saber o que você realmente quer, para depois avaliar as oportunidades.

Orçar é o mesmo que questionar “quanto irá custar a realização desse sonho?”. Para isso, o empreendedor precisa fazer um minucioso planejamento, que, nesse meio, chamamos de plano de negócio, que deve responder as perguntas “o que”, “como”, “quando” e a “que custo”.

E por último, mas não menos importante, há o pilar Poupar (capital), que é o que realmente permite que o projeto se transforme em um negócio concreto. Então, é hora de reunir os recursos financeiros, humanos, materiais e organizacionais, para consolidar o empreendimento.

Termino esse texto dizendo que, sim, se você quiser mesmo, correr atrás, se informar e se educar financeiramente, você pode ser um empreendedor de sucesso!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.