As pessoas sempre reclamam da vida financeira, alegando não conseguir guardar dinheiro para realizar seus sonhos. Querem que a situação mude, mas elas mesmas não mudam suas atitudes. Nunca pararam pra pensar que, talvez, estejam priorizando as coisas erradas. Por isso, deixo a pergunta: como você calcula o seu orçamento financeiro?

Até hoje, a maioria aprendeu a fazer dessa forma: Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. O erro está em nem sequer colocar os sonhos nessa conta; então, proponho que, a partir de hoje, todos façam: Ganhos (-) Sonhos (-) Despesas e vejam como tudo vai mudar. No entanto, tem muita gente que nem ao menos possui sonhos, por isso, esse é o primeiro passo.

Junte a família para um papo descontraído, estimulando todos a falarem sobre desejos, tanto individuais quanto coletivos. Relacionem, no mínimo, três: um de curto (até um ano), um de médio (de um a dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos). Quando se decide o que se quer, quanto custa e quanto se poderá poupar por mês para essa finalidade, fica mais fácil realizar.

Recomendo fazer um bom diagnóstico para saber exatamente a situação financeira em que se encontra e ter ideia de quanto poupará para a realização desses sonhos. Um conselho que dou é sempre separar o dinheiro logo quando se recebe o salário, pois, se deixar para o final do mês, é certeza de que não sobrará. Assim que reservar a quantia necessária, o segundo passo é adequar o seu padrão de vida ao valor restante.

Muitas pessoas têm dificuldade em pensar e agir dessa forma, isso porque não foram educadas financeiramente, nem em casa e muito menos no ambiente escolar. Se esse é o seu caso, sugiro que busque o máximo de informações possíveis sobre o assunto, em cursos, palestras e livros disponíveis no mercado. Para quem tem filhos, centenas de escolas espalhadas por todo o território brasileiro já estão inserindo Educação Financeira em suas grades curriculares.

Mudança de hábitos não é simples e nem acontece da noite para o dia, mas só depende da gente para que as coisas mudem. Aproveite o fim de ano para educar-se financeiramente e descubra uma vida muito mais consciente e cheia de realizações em 2014.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e dos livros Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.