Sempre que falo de educação financeira percebo as pessoas fazendo cara feia, torcendo o nariz e pensando: “Lá vem esse cara me falar de cálculos e planilhas”. E é exatamente pela maioria entender dessa forma que a população continua tendo hábitos e costumes errados em relação ao dinheiro.

Por isso, começo meu raciocínio da seguinte forma: se, para ser educado financeiramente, bastasse saber mexer com essas ferramentas de controle e fazer contas, uma boa parte das pessoas estariam em uma situação financeira muito mais confortável, correto? Então, com isso, já podemos perceber que não é bem assim que funciona.

Saber como fazer uma boa planilha ou usar um programa ou aplicativo para administrar os ganhos e gastos é claro que ajuda, no entanto, o importante mesmo é ter esse controle, não importa como. Mas não é só isso, anotar por anotar também não leva a lugar algum. O que a maioria das pessoas faz é a seguinte operação: Ganhos (-) Gastos = Lucro ou Prejuízo. Se o saldo for positivo, somente quer dizer que não está gastando mais do que ganha e não necessariamente que seja educado financeiramente.

A grande diferença que proponho com a Metodologia DSOP é se basear sempre nos sonhos, sejam individuais ou coletivos – no caso das famílias. Ou seja, o orçamento financeiro deve ser feito da seguinte maneira: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Dessa forma, os objetivos são priorizados e as despesas do dia a dia devem ser ajustadas ao que sobrar. Parece simples, não é? E é mesmo, basta entender a importância do assunto e começar agora mesmo a mudar o comportamento.

Para auxiliar, além de ter desenvolvido a Metodologia DSOP de Educação Financeira, escrevi mais de 54 obras sobre o tema – sendo a primeira delas um best-seller hoje, o Terapia Financeira (Editora DSOP) –, desenvolvi um Programa de Educação Financeira nas Escolas – para formar uma sociedade mais consciente e sustentável –, dentre muitas outras iniciativas que colaboram para disseminar a Educação Financeira no Brasil e no mundo.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.