“Investidor não tem dívida”. Se você acredita nessa afirmação, precisa ler esse texto. Em todos esses anos como disseminador da educação financeira, visitando escolas e empresas e conversando com pessoas de todas as áreas profissionais, níveis de escolaridade e condições econômicas e sociais, pude perceber que a maioria delas não sabe o real significado de estar endividado.

Quando uma compra é feita no cartão de crédito, para ser paga no mês que vem – ou nos próximos meses, em parcelas –, por exemplo, o indivíduo possui uma dívida. E por que a pessoa que tem dinheiro guardado não compra à vista? Simples, porque, muitas vezes, não há nenhum desconto, então, se torna muito mais interessante deixar o dinheiro rendendo.

Sendo assim, podemos entender que ter dívidas faz parte da vida, desde que elas sejam conscientes. Mas, infelizmente, a maior parte da população não teve nenhuma orientação quando ao uso e à administração do dinheiro e, então, compram frequentemente por impulso e acabam não possuindo nenhum tipo de planejamento, alguns chegando até à inadimplência.

É por esse motivo que sempre falo da importância da educação financeira, para mudar a mentalidade e o comportamento das pessoas em relação aos recursos financeiros, proporcionando maior qualidade de vida e realização de sonhos. Há alguns cursos, livros e palestras disponíveis no mercado que ajudam – e muito – nesse processo de aprendizado de novos hábitos.

Falo isso com profundidade no meu livro Terapia Financeira (Editora DSOP), que, por ajudar tantas pessoas a se educarem financeiramente, por meio da Metodologia DSOP de Educação Financeira, virou um best-seller. O resultado é que, após a leitura, todos descobrem que qualquer um pode guardar dinheiro, mesmo tendo dívidas, basta ter consciência dos gastos.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.