A data mais romântica do ano está chegando. Mas não são apenas os relacionamentos que aquecem nessa época do ano, o mercado também. Os casais não medem esforços para mostrar o quanto se gostam e, por esse motivo, muitas vezes, acabam dando presentes caros para o(a) parceiro(a).

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Dia dos Namorados é uma das melhores datas para o comércio, ficando atrás somente do Natal (1º) e do Dia das Mães (2º). As vendas, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), devem aumentar em torno de 3,5%, em São Paulo, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O fato de gastar muito com o presente pode representar falta de planejamento e, de repente, trazer consequências sérias para o orçamento financeiro. É preciso ter cautela e educação financeira. Saiba, primeiro, qual é a sua real situação financeira, para, depois, ver se pode dar aquilo que pensava ou que o outro queria.

Gastar um valor que não pode não é sinônimo de amor, é importante entender isso. Se o dinheiro estiver curto, por que não colocar a criatividade para funcionar? Ou quem saber fazer algo mais simples, um jantar romântico ou dar algo feito por você mesmo. Quando se gosta, qualquer demonstração é válida. O importante mesmo é estar junto.

A frase “quem ama cuida” é muito verdadeira e vale também para a saúde financeira. Se o namoro já dura anos e já fazem planos como casamento, viagens e compra da casa própria, por exemplo, eu aconselho que aproveitem a data para reforçar os planos e pensar mais a fundo no investimento que que deve ser feito para a realização desses objetivos em comum.

Para as mulheres, recomendo a leitura do meu livro voltado especialmente para elas Eu mereço ter dinheiro!; para o casal, aconselho lerem a minha obra Terapia Financeira, ambos publicados pela Editora DSOP. Feliz Dia dos Namorados, curtam com educação financeira!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.