Muito se fala nos baixos níveis de água do sistema da Cantareira, mas poucas pessoas realmente entendem a importância do assunto e, pior, acham que não é possível economizar. Mas por que é tão difícil economizar nesses pequenos gastos do dia a dia? Simples, porque a maior parte da população não é educada financeiramente.

Pesquisas mostram que, em média, 20% dos gastos dentro de casa são excessos, ou seja, é possível sim diminuir a conta de água, ajudando a preservar o pouco que ainda temos. Sente com todos da família e discuta sobre o assunto. Quando todos estão cientes e com os mesmo objetivos, tudo fica mais fácil.

Mas uma das despesas que mais se comete “abuso” é a energia elétrica, afinal de contas, quase tudo depende dela: chuveiro elétrico, computador, televisão, geladeira, micro-ondas, etc. Vale a pena tomar cuidado com essa questão, pois a redução na conta no final do mês pode ser significativa.

Telefone é outra conta que pode ser facilmente reduzida, pois existem opções interessantes de celular que saem até mais barato que o telefone fixo. Mas é importante tomar cuidado para não se iludir com um monte de benefícios que você nem sequer vai utilizar; tem que adequar às suas necessidades.

Quando for ao supermercado, uma orientação que dou é seguir uma lista e não ir comprando de acordo com o que for pensando e querendo no momento em que está lá, pois facilmente gastará mais do que pode. Outra boa atitude é andar mais a pé e menos de carro. Temos o costume de ir na esquina de carro, pela comodidade, mas, além de não fazer bem à saúde física, também não faz à financeira.

Para quem quiser se educar mais financeiramente e comprovar as vantagens de mudar o comportamento em relação ao uso e à administração do dinheiro, recomendo a leitura da minha obra Terapia Financeira (Editora DSOP).

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.