Quem acompanha sabe que o dólar está em alta já há um tempo. Na última quarta-feira (12), subiu 0,25%, chegando ao valor de R$ 2,56. Mas como isso impacta no planejamento financeiro de uma viagem ao exterior? Vejamos alguns cuidados que se deve ter sobre o assunto.

Para quem objetiva adquirir produtos importados, o custo só aumenta. Além disso, ocorre também repasse no preço de produtos que possuem peças importadas e os consumidores são quem pagam as contas. Assim, os reflexos para a população é grande, os preços que já estavam subindo pelo aumento da inflação, acabam sendo influenciados também pelo aumento do dólar.

Aos que planejaram comprar algum produto importado, a recomendação é ficar atento e acompanhar a variação dos preços, caso não tenha urgência na compra, é interessante esperar até que a moeda abaixe e se estabilize.

Outro cuidado é com as compras externas por cartão de crédito, que, além do custo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), também pagará mais pelo aumento na cotação do dólar. O caminho é evitar a compra a prazo com variação em dólar e, se possível, comprar somente à vista.

Para quem já havia planejado viagens para o exterior, é preciso muita atenção e, para tanto, recomendo a aquisição de um cartão pré-pago internacional, o qual já carregará em dólar aqui no Brasil para utilização na viagem. Lembro que esta atitude, certamente, evitará surpresas após o retorno, além da segurança que o mesmo proporciona.

Porém, o mais importante é não ter pânico e desespero; é preciso elaborar um orçamento financeiro, ajustando as contas a possíveis altas que podem ocorrer e planejando melhor as compras, principalmente de importado.

Combater este problema é dever sim do governo, mas passa também pela mudança de hábitos e costumes dos consumidores. Tudo começa em casa, portanto, é hora de faxina financeira, tentar trocar os produtos que aumentam com a alta do dólar e eliminar o que não agrega valor em prol de uma saúde financeira que contribua na realização de nossos sonhos.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.